#hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

 -

Ygor Salles é editor-adjunto de Mídias Sociais da Folha

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook inclui posts e comentários na Busca Social – finalmente

Por Ygor Salles

O Graph Search –ou Busca Social, em sua versão em português– do Facebook agora inclui busca em posts e comentários, informou a empresa nesta segunda-feira (30).

Falei grego? Então, vamos às explicações.

Em janeiro deste ano, o Facebook anunciou a criação do Graph Search, que nada mais é que uma melhoria no serviço de buscas de conteúdo na rede social. Ele permite procurar pessoas, fotos, lugares e interesses com base em frases e expressões predeterminadas.

O problema, até agora, é que o tal Graph Search não buscava informação no local que era mais necessário: os posts dos outros usuários.

Mas, como diria a propaganda do (011)1406 (saudades, anos 90), seus problemas acabaram! Pelo menos é o que promete a turma do Mark Zuckerberg.

Além de fazer buscas em posts e comentários, a atualização do Graph Search inclui a possibilidade de restringir as buscas por período de tempo e localização do dono do post em questão.

Para boa parte dos usuários, a busca deveras ruim é um dos calcanhares de Aquiles do Facebook e um dos trunfos do Twitter, muito mais ‘aberto’ neste sentido. Com esta atualização, o Facebook promete competir de igual para igual com o Twitter nos momentos em que saber o que os outros estão falando é fundamental –por exemplo, quando ocorrem eventos com muitos comentários, como finais de séries e reality shows.

Agora, voltando ao nosso problema terceiro-mundista: tudo isso só está disponível para usuários que usam o inglês americano como língua. Para quem usa o português, o negócio é esperar. Para agilizar o processo, é possível entrar numa ‘lista de espera’ para usar a ferramenta. É só se cadastrar aqui.

Blogs da Folha