O Twitter quer lhe dizer quais são as notícias mais relevantes para você

Por Ygor Salles

Uma misteriosa conta no Twitter promete enviar por mensagens diretas as notícias que são mais relevantes para você –e, ao que tudo indica, é a própria rede social que a comanda.

Trata-se da @EventParrot. A conta já possui mais de 12 mil seguidores –e sobe cada vez mais. Quando comecei a escrever este post, eram 10 mil.

A capa diz que a conta é um experimento do Twitter, e pede que as pessoas sigam para “receber mensagens diretas que ajudarão você a ficar a par do que está acontecendo no mundo”.

O editor do site AllthingsD.com, Peter Kafka, relatou pela manhã que recebeu duas mensagens da conta. A primeira foi o retuíte de uma postagem da CNN sobre o sequestro do primeiro-ministro da Líbia, e outra da BBC sobre a escolha de Alice Munro como vencedora do prêmio Nobel de Literatura.

A conta não tem o selo de verificação e tampouco o Twitter anunciou sua criação. Mas dois pontos indicam sua veracidade: o fato de muitos dos primeiros seguidores da conta serem funcionários do Twitter e a semelhança em vários aspectos com outra conta, a Magic Recs (@magicrecs).

A Magic Recs foi lançada no mês passado, desta vez confirmada pelo Twitter (com selinho e tudo), e promete enviar por mensagens sugestões personalizadas de pessoas para seguir na rede social.

O algoritmo criado pelo Twitter para a Magic Recs sugerir contas para seguir, aparentemente, também serve para sugerir notícias.

Se este tal algoritmo funcionar bem, pode ser uma conta interessante.

Espero sinceramente que tenha um avanço significativo sobre o algoritmo que hoje indica o “quem seguir” na página principal da minha conta no Twitter, porque quase nunca aceito as sugestões. 😀