O Black Friday no Twitter em números

Por Ygor Salles

O Black Friday brasileiro foi mencionado mais de 36 mil vezes durante a sexta-feira no Twitter, segundo relatório produzido pela empresa de monitoramento de redes sociais Sentimonitor a pedido deste blog.

O momento com mais citações à liquidação no varejo foi logo de cara, por volta da 1 da manhã –momento em que os mais interessados nas ofertas já estavam fuçando os sites de comércio eletrônico à procura de pechinchas ou de alguma promoção do tipo “metade do dobro”. Foram mais de 2.000 citações entre 1h e 1h59.

Aliás, foi neste período que o tuíte mais retuitado ocorreu. Veio de uma conta fake do Whatsapp no Brasil:

Após o pico do início da madrugada, o número de citações caiu e voltou a subir por volta das 8h, ficando constante até o final do dia. Ou seja, o assunto só saiu da roda, quer dizer, do Twitter enquanto o pessoal caia nos braços de Morfeu.

As palavras mais citadas nos tuítes sobre Black Friday foram ‘comprar’, ‘blackfraude’ e ‘desconto’. Isso tirando, claro, os próprios termos envolvidos na megapromoção (como black, friday e brasil).

Aliás, sobre ‘blackfraude’, foram mais de 3.000 menções. Ou seja, mais ou menos um a cada vez tuítes sobre o Black Friday havia junto o seu, hum, apelido mais famoso.

E os celulares dominaram completamente os produtos mais citados, com ‘smartphone’, ‘iphone’ e ‘galaxy’.

Abaixo você vê a nuvem de palavras mais citadas:

Por fim, fique com outros tuítes sobre o Black Friday que também ganharam repercussão: