Ar-condicionado e ventilador têm buscas recordes no Google

Por Ygor Salles

Se depender do interesse dos internautas por meios de diminuir essa sensação de que uma fornalha está aberta do nosso lado, está confirmada a minha impressão (e, provavelmente, a de vocês também) de que estamos em meio a um dos verões mais quentes da história.

Ontem, quando cidades como o Rio de Janeiro chegaram a registrar sensação térmica acima dos 50ºC, o termo ‘ar condicionado’ chegou a ser o terceiro mais procurado no Google no Brasil –perdia só para buscas sobre a novela “Em Família”, que estreou no dia anterior, e para Bruno Mars, estrela do show do intervalo do Super Bowl no domingo.

Segundo o Google Trends, nunca antes na história desde país (mentira, desde 2004, quando começa a série histórica) os brasileiros procuraram tanto por ar-condicionado no Google.

20140204 Ar Condicionado

Como pode ser notado no gráfico, a busca pelo ar-condicionado neste verão é quase o dobro na comparação com a mesma época do ano passado.

Ainda de acordo com o Google Trends, o maior interesse pelo termo está nas buscas realizadas nas cidades do Rio, Ribeirão Preto, Santos, Porto Alegre, Presidente Prudente (SP), Bauru (SP) e Blumenau (SC). De comum entre elas, o fato de estarem passando por um verão senegalês.

O mesmo fenômeno é visto nas buscas por ‘ventilador’ no Google:

20140204 Ventilador

E são praticamente as mesmas cidades que lideram as buscas: Rio, Santos, Ribeirão Preto, Vitória, São Paulo, Campinas e Belo Horizonte.

E se o método de se refrescar não é tomar um ventinho, e sim procurar por uma loura estupidamente gelada? Bem, a busca por ‘cerveja’ também é a maior desde 2004, embora o crescimento não tenha sido vertiginoso como o visto com os aparelhos anteriores. Nestes 10 anos, o maior volume de buscas pelo termo ocorreu em dezembro do ano passado:

20140204 Cerveja

Por fim, vamos a alguns dos melhores comentários sobre esse calorzinho gostoso dos últimos dias:

 

 

 

X