Facebook da Folha chega aos 3 milhões de seguidores

Por Ygor Salles

A página da Folha no Facebook atingiu hoje a marca de 3 milhões de seguidores.

O terceiro milhão de seguidores chegou quatro meses e meio após a marca de 2 milhões, obtida no final de setembro de 2013.

Com a marca, a Folha consolida a posição de jornal brasileiro mais seguido na rede social. É também o sexto mais seguido do mundo, atrás do americano ‘The New York Times’, do indiano ‘The Times of India’, do argentino ‘Clarín’ e dos egípcios ‘Youm7′ e ‘Al-marsy Al-youn’.

Além do Facebook, a Folha tem perfis em mais seis redes sociais: Twitter (1,11 milhão de seguidores), Google Plus (1,065 milhão), Tumblr (84 mil), Instagram (27 mil), LinkedIn (15 mil) e Pinterest (2.200).

Vamos aproveitar a marca obtida para mostrar alguns dados sobre nossos seguidores e a página no Facebook em si.

As mulheres somam 54% dos seguidores da Folha. Em todo o Facebook, a proporção é inversa, com 54% de homens.

Há 28 países em que o número de seguidores é superior a mil. Além do Brasil, que obviamente forma o maior contingente, os países com mais fãs são Portugal (16 mil), Estados Unidos (15,9 mil), México (5,4 mil), Argentina (6,9 mil), Angola (6 mil) e Itália (5,6 mil).

Já na divisão por cidades, são 38 com ao menos 10 mil nos seguindo. As que possuem mais são São Paulo (528 mil), Rio (124 mil), Brasília (60 mil), Belo Horizonte (59 mil), Curitiba (55 mil), Fortaleza (53 mil) e Salvador (53 mil).

O post mais curtido da história da Folha é do mês passado: a foto do ex-BBB e campeão paralímpico de canoagem Fernando Fernandes ficando em pé após cinco anos em cadeira de rodas. Recebeu até agora mais de 134 mil ‘likes':

Facebook 1

Já o post mais compartilhado foi a da morte do líder sul-africano Nelson Mandela, no final do ano passado. Teve mais de 22 mil compartilhamentos:

Facebook 2