#somostodosmacacos
O ato racista contra o lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona, e a sua bem humorada reação fez com que o caso chegasse ao topo dos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter na noite de hoje.
Um torcedor do Villarreal atirou uma banana em campo no momento em que o brasileiro se preparava para cobrar um escanteio, e não deixou por menos: comeu a banana.
Jogar banana em campo para ofender jogadores negros, infelizmente, é algo que virou rotina nos estádios europeus. Toda vez que ocorre causa reação, mas nao muito grande. O tapa com luva de pelica de Daniel Alves exponenciou a questão.
Se o assunto já estava quente, pegou fogo de vez quando seu companheiro de time e de seleção, o atacante Neymar, saiu em defesa e lançou a hashtag #somostodosmacacos.
Deeeeeitou danid2ois …. TOMAAAAAA BANDO DE RACISTAS …. #SOMOSTODOSMACACOS e dai? http://t.co/27S296IVlS
— Neymar Júnior (@neymarjr) 27 abril 2014
O resultado foi uma enxurrada de mensagens com a hashtag. Inclusive de famosos, como o apresentador Luciano Huck:
Veja alguns dos posts:
Prazer sou sua fã #somostodosmacacos pic.twitter.com/0G9LBEKy3R
— Bitch do Core (@niallamatrakina) 28 abril 2014
Ninguém desconfiou que o fator decisivo do triunfo foi, talvez, a mordida metafísica e sagaz. #NelsonExplica #somostodosmacacos
— Nelson Rodrigues (@nelsonexplica) 28 abril 2014
O Vila Nova Futebol Clube abraça esta causa! #somostodosmacacos
— Vila Nova (@vilanovafutebol) 28 abril 2014
Tem muito macaco animal mais inteligente que ser humano que chama negro de macaco. Até quando isso vai acontecer? #somostodosmacacos
— Higor Lima (@higorlima) 28 abril 2014
O Brasil necessita de pessoas que enfrentam e defende os seus ideais ❤ #NaoAoRacismo #somostodosmacacos pic.twitter.com/qfNPAs8WFt
— Demi Lovato (@DemiFllopada) 27 abril 2014
O jogador também se pronunciou pelo Instagram. Publicou o vídeo e fez piada com a situação –o que ele considera a melhor coisa a fazer neste caso. Até porque o jogador, que está há 11 anos na Espanha, já foi alvo de racismo inúmeras vezes.