Espalhando Millôr

Por Ygor Salles
X

Vamos começar o mês de maio contando uma boa história, certo?

A que trago hoje envolve o escritor Millôr Fernandes, um dos melhores frasistas que o país já teve.

Próximo ao aniversário de 90 anos de nascimento dele, em março, as amigas Raphaela Filippetto e Fernanda Rios resolveram fazer uma homenagem, que deu certo e está se espalhando por aí com a ajuda da internet.

O projeto se chama Poste Escrito, e tem como objetivo colar frases de Millôr em postes e compartilhar através de uma página no Tumblr. Ele também incentiva as pessoas a fazer o mesmo e compartilhar os resultados.

“Pesquisando sobre ele, descobrimos que no início de sua carreira assinava uma coluna chamada Poste Escrito sob o pseudônimo de Vão Gôgo. Depois veio a ideia de fazer lambe lambes e, literalmente, levar aos postes de rua as frases deste artista que se espelhava nela, e em seu cotidiano, para alfinetar a população”, explicou Raphaela a este blog.

As frases coladas já podem ser encontradas principalmente em São Paulo e em Curitiba, mas já há também alguns em Londrina.

Fã do frasista, a dupla considerou que o projeto seria uma boa homenagem a ele, o que estava em falta. “O Millôr sempre foi uma referência mais próxima. A escolha de homenageá-lo foi primeiramente por manter ele vivo, tanto que a assinatura do projeto é Millôr 90. Nos deixou aos 88, mas seu humor ainda vive”, disse Raphaela.

Quem quiser colaborar com o projeto, é só ir ao site, imprimir os cartazes e sair colando por aí. E não esquecer de postar com as hashtags #posteescrito ou #millor90 para entrar na página.