USP vendendo tudo

Por Ygor Salles

Em meio a uma de suas maiores crises financeiras da história, a USP procura meios de se manter sustentável, e essa busca já está virando piada. Para brincar com a situação, alguns alunos resolveram dar uma sugestão bem humorada para a questão: vender tudo.

Os ‘anúncios’ (fictícios, obviamente) dos itens à venda são postados da página do Tumblr ‘USP Vende Tudo!’, que foi criada ontem e já está fazendo sucesso nas redes sociais.

Qualquer coisa, mesmo, pode ser alvo das negociações. Prédios, objetos e veículos são os principais itens em liquidação. Nem mesmo o Museu Paulista escapou:

USP 1

USP 2

USP 3

Vale até tirar um sarro do governo paulista, que controla a universidade, ligando a crise na USP com os problemas de abastecimento de água na Grande SP ao ‘vender’ a raia olímpica da Cidade Universitária:

USP 4

Para ver mais, é só clicar aqui.

Trata-se de uma maneira bem-humorada para lidar com uma questão que não é engraçada.

Os problemas financeiros forçaram a universidade a usar R$ 1,3 bilhão dos R$ 3,6 bilhões de sua poupança, principalmente devido aos seguidos reajustes salariais.

Atualmente, a folha de pagamentos sozinha excede o que a USP recebe por ano do governo estadual –uma parcela fixa da arrecadação com o ICMS.