Jean Wyllys causa polêmica ao sugerir que avião foi derrubado por levar pesquisadores do HIV

Por Ygor Salles

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) causou polêmica nas redes sociais ao sugerir a possibilidade de o avião da Malaysia Airlines que caiu na Ucrânia ter sido abatido por levar pesquisadores que buscam a cura da Aids.

O post da discórdia foi feito pelo deputado na noite de sexta-feira (18) no Facebook.

Wyllys

Nele, Jean Wyllys lamenta o ocorrido, em especial o fato de que dentro do avião estavam mais de 100 pessoas, 100 pessoas que viajavam para a Austrália para participar da 20ª Conferência Mundial de Aids.

Entre essas pessoas estavam importantes pesquisadores que buscavam a cura da Aids, como o holandês Joep Lange, ex-presidente da Sociedade Internacional de Aids entre 2002 e 2004.

Até aí, tudo bem.

O ponto da discórdia vem na parte final da postagem, em que Jean Wyllys lembra que Rússia e Ucrânia são países conservadores –o que poderia justificar o abatimento de um avião cheio de pesquisadores do HIV.

“Diante desses fatos – e sem querer estimular teorias da conspiração – questiono se o fato de haver especialistas em HIV/AIDS à bordo do avião terá sido uma mera coincidência ou pode apontar para uma outra explicação sobre o abatimento da aeronave numa região da fronteira entre dois países conservadores? É uma pergunta!”, disse o deputado.

Foi o suficiente para que o deputado sofresse uma enxurrada de críticas nas redes sociais. E, como é um ativista fervoroso da causa homossexual, a sugestão de teoria conspiratória serviu também para que seus detratores fossem ao ataque.

Veja algumas das manifestações:

Mais tarde, a assessoria do deputado postou uma réplica às críticas dentro do post no Facebook. Nela, ressaltam que o próprio deputado considera isso uma teoria conspiratória.

“Será que os comentaristas de facebook não conseguem sequer mais perceber que o deputado não está fazendo afirmações, mas tão somente uma pergunta a partir de algo concreto? Perguntas são para serem feitas!”, disseram.