Página no Tumblr brinca com citação de Dilma

Por Ygor Salles

Esta não será nem a primeira nem a última vez que você verá páginas nas redes sociais brincando com candidatos ao Planalto, mas certamente será uma das mais divertidas.

No último final de semana, um publicitário criou uma página no Tumblr “inspirado” em um discurso da presidente Dilma Rousseff durante uma de suas atividades na busca pela reeleição, e ela rapidamente caiu no gosto do povo.

Tudo começou com uma frase que Dilma proferiu no Congresso Nacional de Mulheres das Assembleias de Deus, em São Paulo, e que ainda por cima virou uma postagem na fanpage da presidente no Facebook:

Tumblr1

Ao verem a postagem, o publicitário Eduardo Noronha e o ilustrador Rodrigo Spotorno resolveram brincar com o fato da presidente citar Estado laico e um salmo da Bíblia na mesma frase. O resultado foi a página “Dilma Queria Dizer”, com várias frases fictícias e divertidas com o layout baseado na postagem oficial da fanpage de Dilma.

Mas Noronha admite que está evitando brincar com temas políticos ao fazer as postagens.

“Como estamos muito próximos da eleição, qualquer movimentação que envolva um candidato gera a desconfiança de ter um viés político. Tivemos algumas críticas tanto de partidários quanto de detratores, inclusive cobrando uma página semelhante para falar da oposição. Entretanto nossa ideia foi ironizar especificamente a postagem da Dilma sobre o estado laico, sem aprofundar em partidarismos”, explica. “As postagens revelam algumas de nossas próprias posições, que não necessariamente são de oposição, mas até para evitar essa percepção estamos levando a coisa mais para o lado da brincadeira mesmo, falar mais de Paçoquita Cremosa e menos de posição política.”

Sim, há exceções. Uma delas foi exatamente para rebater críticas de uso político da página. Junto foi uma cutucada no PT e a famosa frase do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o escândalo do mensalão:

Tumblr2

Não é a primeira vez, aliás, que discursos de Dilma viraram piada na internet. Este blog, por exemplo, já noticiou uma delas (veja neste post). Também é clássica uma compilação feita pelo site Buzzfeed de frases desconexas da presidente.

Enquanto você espera a próxima brincadeira com os candidatos ao Planalto que certamente aparecerão ao longo da campanha, fique com algumas das melhores postagens do “Dilma Queria Dizer”:

X