O que é o desafio do balde de gelo, que começa a pegar no Brasil

Por Ygor Salles

Você certamente já viu nos últimos dias alguma celebridade jogando um balde de água com gelo sobre a cabeça.

Nesta segunda-feira, por exemplo, a atriz Fernanda Paes Leme publicou um vídeo no Instagram tomando esta inusitada atitude, e desafiou o ator Bruno Gagliasso, o ex-jogador Ronaldo e o zagueiro David Luiz a fazerem o mesmo.

Gelo3

A brincadeira, que começou nos Estados Unidos e começa a chegar no Brasil, tem uma boa razão de ser.

O desafio do balde de gelo tem como objetivo chamar atenção para uma campanha de doação de recursos para uma associação que ajuda no tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ou ALS, na sigla em inglês), doença degenerativa que ataca as células do sistema nervoso central responsáveis pelos movimentos voluntários dos músculos. Entre as principais personalidades que tiveram a doença está o físico Stephen Hawking.

Pois bem, a ALS Association criou a brincadeira no começo de junho, e ela viralizou nas últimas semanas. Segundo o Facebook, mais de 15 milhões de pessoas já postaram sobre o desafio ou interagiram com essas postagens. E a entidade já arrecadou mais de US$ 2 milhões, muito mais do que imaginavam.

O principal motor para a viralização foi o fato de personalidades com grande número de seguidores nas redes sociais terem entrado na brincadeira. A primeira personalidade a fazer explodir o desafio foi o Peter Frates, ex-jogador de beisebol que foi diagnosticado com a doença em 2012, que postou o vídeo em 31 de julho. Mas sem jogar o balde na cabeça, pois, como ele mesmo diz, “água gelada e ALS é uma mistura ruim”.

Já na semana passada, Zuckerberg participou e desafiou o criador da Microsoft, Bill Gates, a fazer o mesmo:

Gelo1

Dois dias depois, lá estava Gates fazendo um vídeo todo engraçadinho, montando uma geringonça para jogar um balde de água com gelo sem muito esforço:

20140818 Gelo2

O apresentador de TV Jimmy Fallon, os cantores Justin Bieber e Justin Timberlake e o atacante português Cristiano Ronaldo também estão na lista de celebridades que já participaram.

Já no Brasil, Neymar, Luciano Huck, Angélica e Ivete Sangalo já estão entre as celebridades que entraram na brincadeira.