13 motivos para Marina Ecologia ser o perfil ‘fake’ político do momento

Por Ygor Salles

Durante um bom tempo Dilma Bolada reinou soberana como o perfil fake mais famoso da política brasileira. Mas está ganhando uma concorrente de peso, tal qual a ‘original’ nas pesquisas eleitorais pela disputa presidencial.

O ‘fake’ político do momento veio na onda ‘sonhática’ de Marina Silva (PSB), sob o nome de Marina Ecologia. Está com 134 mil seguidores no Twitter –metade da Bolada, que já existe há quatro anos.

Porém, os próprios criadores da conta rejeitam a comparação.

A Marina Ecologia é tocado por quatro pessoas: Vinícius Ambonatti, Fábio Velozo, Jéssica Ambrósio e Renan Schwarz. Eles se conheceram pela internet e possuem em comum o gosto por criar contas ‘engraçadinhas’ nas redes sociais. Só não esperavam que algum fosse dar este resultado.

“O perfil foi criado sem nenhuma expectativa de que fosse se tornar um viral. Surgiu no dia do debate na Bandeirantes [no dia 26 de agosto]. Já tínhamos a ideia de começar algo depois das eleições, mas a ideia da Marina Ecologia veio antes e fez um sucesso que não esperávamos”, explicaram os autores por email. “Ainda estamos um pouco assustados com esse sucesso repentino.”

Sobre o processo criativo, eles ressaltam a vantagem de já estarem acostumados a fazer piada de tudo. “Postamos o que vem na mente, nada forçado. Twitteiro já tem o dom de fazer piada sobre todos os assuntos, e como todos nós já tínhamos outros perfis antes, facilitou. Brincamos muito com a questão da natureza, das árvores, dos animais, justamente pela campanha dela ser voltada pro apelo ecológico”, explicam. “Só colocamos humor em cima disso.”

E vão continuar se Marina for eleita presidente? “Pretendemos sim, mas estamos inseguros. Tememos que ela não goste das brincadeiras, que leve a mal e isso gere problemas para nós. Mas, da nossa parte, as intenções são as melhores e a relação da Marina Ecologia com a Marina Silva pode sim ser saudável.”

Sem mais delongas, vamos aos posts que mostram que Marina Ecologia é o ‘fake’ político do momento:

1. Dá bons conselhos:

2. Tem alimentação saudável…

3. …mas sabe o que é bom comer:

4. Dá indiretas ecologicamente corretas…

5. …ou resolve as coisas logo:

6. Tem ‘pets':

7. Faz piada consigo mesma:

8. Promete resolver grandes questões da humanidade em seu mandato:

9. Tem dias ruins, como qualquer pessoa normal…

10. …e também aspirações de pessoas normais:

10. Faz piada com os concorrentes:

11. Gosta de música:

12. Tem autoestima boa:

13. E, claro, se preocupa com o meio ambiente: