Vitória de Dilma no Nordeste gera ataques a nordestinos nas redes sociais

Por Ygor Salles

Assim que foi confirmado o primeiro lugar de Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições presidenciais, uma série de internautas começou os ataques aos nordestinos nas redes sociais –a presidente superou o Aécio Neves (PSDB) nesta região e também no Norte.

Algumas destas declarações pararam em uma página no Tumblr chamado ‘Esses Nordestinos’, que vem fazendo sucesso na internet nesta segunda-feira.

A mesma situação ocorreu em 2010, quando Dilma foi eleita presidente. Foi naquela época que a estudante de direito Mayara Petruso ficou famosa por este tuite:

Mayara

Ela não foi a única a falar este tipo de barbaridade no dia, mas foi o “bode expiatório”. Foi denunciada e condenada a 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo, e a pena foi convertida em serviços comunitários. Além disso, perdeu o estágio em um escritório de advocacia.

Aparentemente as pessoas não aprenderam com a história de Mayara.

Mas, pensando (tarde demais) nisso, quase todos os citados no ‘Esses Nordestinos’ apagaram o post ou, mais drástico, a conta inteira no Twitter. Mayara também fez isso quando começou a ser retaliada pelos internautas e, como vimos, não deu muito resultado.

Veja algumas das manifestações contra nordestinos nas redes sociais:

Nordestino3

Nordestino2

Nordestino1

Nordestino4

Nordestino5

Nordestino6