Vídeo mostra reações agressivas de russos a casal gay

Por Ygor Salles

A vida para homossexuais na Rússia não é fácil. Começando pelo fato de ter o próprio governo como agente hostil: em 2013 aprovou uma lei que criminaliza a ‘propaganda gay’ –o que, na prática, dificulta qualquer pessoa de se dizer homossexual, sob o risco de prisão, tornando-os quase invisíveis à sociedade. E, quando ficam à tona, costumam ser hostilizados.

Para mostrar como se dá esta dinâmica, um canal de vídeos russo chamado ‘ChebuRussia TV’ fez um experimento que viralizou nas redes sociais: colocou dois blogueiros do canal para andar nas ruas de Moscou e filmou a reação de quem passava por eles.

Assim como em outros experimentos sociais deste tipo, cada vez mais comuns na internet, o resultado parece assustador.

Veja o vídeo (está em russo, mas tem legendas em inglês):

Além de xingamentos e intimidações em geral, em alguns momentos o vídeo fica mais tenso. Como, por exemplo, quando um homem tromba intencionalmente com um dos rapazes, reclama (“qual é o seu maldito problema?”) e chama para a briga (“venha aqui, seu gay!”).

O vídeo foi postado no Youtube no domingo, e já tem quase 5 milhões de visualizações. Um resultado expressivo, se levar em conta que o ‘ChebuRussia TV’ tem 290 mil seguidores.