Quem é Valentino das tags? Ou crie bichos, não crie expectativas

Por Daniela Braga

O post a seguir poderia ser traduzido neste meme:

crie bichos

Mas vamos lá…

Você já viu algo na internet que te intrigou ao ponto de virar um grande mistério? Mais do que saber o que é Cicada 3301 ou se o vestido era azul e preto ou branco e dourado, quando esta jornalista entrava no Twitter e via nos trending topics do Brasil as hashtags “#QuintaVamosSDVcomValentino” ou “#TerçacomValentinodasTags”, a única coisa que conseguia pensar era QUEM É VALENTINO?

Ao ler “#SegundaDaPreguiçacomValentino”, por mais que eu me identificasse com a frase, por que eu colocaria o Valentino no meio da minha preguiça? Para saber a razão de tanta gente mencionar o tal Valentino, procuramos Alexandre Dutra, o responsável por alçar ao topo do microblog as hashtags #ComValentino

O pintor gaúcho de 25 anos diz que criou o perfil @HumoroTal em 2012 para postar coisas divertidas. Veja algumas postagens:

E por achar Ronald McDonald “muito engraçado”, resolveu usá-lo para dar cara ao perfil, que tem hoje 274 mil seguidores. Ok, Alexandre, mas e o Valentino?

“Acho esse nome bonito”, respondeu.

Não. Ele não quis homenagear alguém. Ele nem conhece uma pessoa com esse nome. Só acha bo-ni-to. Segundo Alexandre, o uso da tag é exclusivo para “ajudar as pessoas a ganhar seguidores. Todos que usam a hashtag começam a seguir uns aos outros”.

A hashtag, que surgiu em 2014 e estourou neste ano, faz tanto sucesso que seu criador encontrou ao menos sete perfis fakes que “trabalham para subir a tag ao topo”.

A fama na internet não se reflete na vida não digital. Alexandre diz que nem os amigos sabem que ele é a estrela dos TT’s brasileiros. “Não quero ser exibido, não gosto de aparecer”.

Já que Valentino é ninguém, veja cinco tags populares que têm um significado, mas podem levantar dúvidas entre os menos assíduos nas redes sociais.

#SDV: segue de volta

#tcot: do inglês “top conservatives on Twitter” (uma coleção de ideias conservadoras no Twitter)

#ootd: do inglês “outfit of the day” (geralmente acompanha uma foto com o look do dia)

#tbt: “throwback Thursday” (uma quinta-feira para voltar no tempo. Normalmente vem com uma foto antiga)

#FF (follow Friday), usada às sextas, serve para indicar perfis legais a serem seguidos ou para indicar que quer ser seguido