Estrela teen do Instagram fala ‘verdade’ sobre fotos ao deixar rede social

Por Ygor Salles

Essena O’Neill, 18, é (ou era) uma das mais famosas “instagrammers” (como são chamadas as pessoas que transformaram em profissão postar fotos no Instagram) da Austrália, quando resolveu mudar radicalmente de postura. Há uma semana, ela resolveu largar a rede social e também o Youtube e o Tumblr.

Até aí, normal: muitas pessoas passam por crises sobre o nível de exposição que possuem nas redes sociais e partem para a solução drástica de eliminar essa exposição.

Porém, Essena resolveu ir além. Ela apagou cerca de 2.000 fotos e não usará mais a conta, mas a deixou ativa e resolveu mostrar “a verdade” por trás dos pouco mais de 90 posts remanescentes, que foram editados.

No post de despedida, que você vê abaixo, a garota diz que tomou a decisão por considerar “vazia” a vida que levava por causa das redes sociais.

20151103 Essena 1

“Deletei mais de 2.000 fotos hoje que não serviram para outra coisa que não fosse autopromoção. Sem eu perceber, estava gastando a maioria da minha vida de adolescente sendo viciada em redes sociais, aprovação social, status e aparência física. Mídia social, especialmente como eu a usei, não é real. São imagens inventadas e vídeos editados”, disparou no post.

Segundo Essena, ela continuará fazendo vídeos, mas apenas sobre temas que realmente lhe agradem, como veganismo, poesia e pessoas inspiradoras. “Crescendo organicamente”, ressalta.

No post abaixo, por exemplo, Essena editou o comentário de uma foto em que faz pose com um belo vestido. “NÃO É A VIDA REAL – Eu não paguei pelo vestido e tirei várias fotos tentando parecer sensual no Instagram”

20151103 Essena 2

Neste, ela diz que recebeu US$ 400 para postar com o vestido. “Não há nada errado em fazer acordos com marcas. Eu só acho que deveriam saber disso. (…) Se afaste do que as pessoas promovem. Pergunte a si mesmo: qual é a intenção delas por trás da foto?”

20151103 Essena 3

Curiosamente, Essena nunca foi tão famosa quanto agora, que resolveu não se importar mais com isso. Sua conta no Instagram ganhou mais de 100 mil seguidores na última semana, chegando a mais de 730 mil.