13 apelos dos brasileiros em tempos de carne adulterada, papinha de bebê sem registro e paçoca proibida por alto teor de substância cancerígena

Por Sarah Mota Resende

Na sexta-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a Operação Carne Fraca, com foco na venda ilegal do alimento por frigoríficos. O objetivo da força-tarefa é desarticular uma suposta organização criminosa liderada por fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, que, com o pagamento de propina, facilitavam a produção de itens adulterados.

Na segunda-feira (20), foi a vez da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) baquear a mesa dos brasileiros.

A marca Papa no Prato, de São Paulo (SP), que fabrica papinhas infantis, teve lotes proibidos de serem comercializados por falta de registro, como informou a agência reguladora em nota divulgada no site.

A empresa, por sua vez, afirmou que a advertência “se refere a documentação e registro na Agência não havendo nenhuma notificação ou restrição de ordem sanitária” e que “os produtos são totalmente seguros e seguem o manual de boas práticas de produção e qualidade”.

Ainda na mesma segunda (20), um lote do produto Doce de Amendoim Paçoca Rolha, distribuído pela marca Dicel, de Goiânia (GO), foi interditado por conter “resultados insatisfatórios quanto ao limite de micotoxinas”. Segundo a Anvisa, os itens apresentaram excesso de aflatoxinas, substâncias tóxicas e carcinogênicas.

Procurado, Westhon Constante, diretor da Dicel, disse que o produto é terceirizado, que não trabalhará mais com o item e que, “mesmo sem ser notificado pela Anvisa, mandou recolher todo o lote do alimento”.

MEMES

À luz dos fatos, o que se sucedeu pelas redes sociais foi uma avalanche de internautas brasileiros “preocupados” com o que poderiam descobrir sobre outros alimentos queridinhos do nosso paladar. Confira as melhores reações compiladas pelo #Hashtag.

Não toquem no nosso leite condensado

E nem em outras sobremesas…

Esqueçam ele

A gente não suportaria

Não mexem com essa fruta, ok?

…aparentemente, o açaí é mesmo muito queridinho

Ai já seria demais, né?

Não estamos

O baque seria forte demais

Deixa pra lá

Nem pensem em chegar perto

Aha, uhu, a gelada é nossa

Não nos decepcionem