‘Lula preso amanhã’ e morte de um meme; condenação do ex-presidente repercute nas redes sociais

Por Sarah Mota Resende

Se o brasileiro fez piada com todo o processo de Lula na Lava Jato, já era de esperar que o mesmo aconteceria quando a sentença do juiz Sergio Moro viesse à tona.

Fato consumado nesta quarta (12). Após a notícia de que o ex-presidente foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP) ganhar as manchetes, as redes sociais foram tomadas, claro, por eles, os memes.

No Twitter, os termos “Lula” e “Sérgio Moro” figuram entre os assuntos mais comentados do microblog. Segundo o Wayin, ferramenta de monitoramento de redes sociais, nas últimas sete horas, o nome do ex-presidente apareceu em mais de 600 mil tuítes.

No Google, “‪‪Luiz Inácio Lula da Silva‬”, ‪”Sérgio Moro”‬ e ‪”Operação Lava Jato” ficaram entre os termos mais buscados.

Para “comentar” “O” assunto do dia, o #Hashtag compilou, em dez pontos, algumas reações virtuais que sintetizam a história toda.

1. O que aconteceu?

2. A morte do meme “Lula preso amanhã” –usado a exaustão sempre que pipocavam notícias relacionadas ao petista.

3. Mas ele não vai ser preso…

O petista, condenado em primeira instância, não será preso. Pelo entendimento do Supremo, Lula só começará a cumprir a pena se a segunda instância ratificar a decisão.

4. 2018?

Lula poderá recorrer em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. Se a confirmação da sentença na segunda instância não acontecer antes da eleição de outubro de 2018, ele não será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e poderá ser candidato.

5. Nove anos

Uma foto famosa do ex-presidente com as palmas das mãos abertas –e que mostram, em primeiro plano, seus nove dedos– tem sido usada nas redes sociais. Trata-se de um “trocadilho” com o tempo de condenação. Até o site do jornal “Financial Times” usou imagem parecida para chamar uma reportagem sobre o assunto. Nas redes sociais, muitos internautas defendem que a suposta brincadeira é de mal gosto por fazer piada com uma deficiência.

6. Usando tática antiga (entenda essa “brincadeira” aqui)

7. O mesmo já aconteceu com seu xará mais famoso

8. Mudança de roteiro

9. prisão domiciliar?

10. Uma nova temporada de “Orange Is The New Black“? (Na série, que se passa numa prisão feminina, as detentas usam um uniforme laranja)