Decisão da Fifa reacende debate nas redes sociais sobre conquista de 1951 do Palmeiras

Por Mateus Luiz de Souza

“O Palmeiras não tem Mundial”. Essa frase, que irrita palmeirenses e alegra corintianos, santistas e são-paulinos, provoca grandes debates futebolísticos na internet. E nesta sexta-feira (27) ela voltou com tudo nas postagens de Facebook, nos grupos de WhatsApp e no Twitter, após decisão da Fifa de reconhecer os campeões intercontinentais de clubes a partir de 1960 como campeões mundiais, deixando de fora os títulos da Copa Rio de Palmeiras e Fluminense, vencedores em 1951 e 1952, respectivamente.

Foram mais de 16 mil postagens no Twitter sobre o assunto, entrando nos Trending Topics (assuntos mais comentados da plataforma). Tivemos de tudo um pouco. Desde zoeiras mais escrachadas, como uma sala de troféus com um liquidificador da marca “Mondial” no meio, com a legenda: “Entrei na sala de troféu do Palmeiras e tem Mundial sim” –pode ter certeza que essa imagem em breve estará no grupo da família no WhatsApp, mandada por um tio torcedor de um dos rivais– até corintianos reconhecendo o título alviverde.

“Sou corintiano. O Palmeiras foi campeão Mundial sim em 51. Essa falação de que não tem Mundial é só zoeira de torcedor. Devemos respeitar a história dos rivais também”, tuitou Fábio Henriques. “Infelizmente ser sensato não cabe para todo mundo, mano”, respondeu um palmeirense, ao que Fábio treplicou: “somos rivais, não inimigos”. Nem parece as redes sociais de 2017, marcada por ódio e intolerância.

Mas o clima predominante, mesmo, era de corintianos (e outras agremiações pelo Brasil) zombando os rivais (de forma saudável na maioria das vezes, pelo menos), que se defendiam como podiam. Uma das piadas mais usadas é o famoso “Mundial por fax”, como ficou conhecido o episódio no qual a CBF reconheceu em 2007, via fax, a conquista do clube de 1951 como um Mundial. “Será mesmo que não vai rolar nenhum fax para o Palmeiras nessa farra de campeão mundial e intercontinental minha gente?”, escreveu o perfil @essediafoilouco™. A palmeirense @ⓟ Amanda iSEPan ⓟ‏ respondeu. “Falaram que o título do Palmeiras é fax, que não pode ser duas vezes campeão no mesmo ano. E agora temos dois campeões do mundo em 2000?”, referindo-se ao fato de que, com a mudança, Corinthians e Boca Juniors são os vencedores de 2000.

Para os palmeirenses, não importa a opinião da Fifa, mas sim o que o título significou à época. “Em 1951, foi o Palmeiras que deu orgulho ao povo brasileiro após o maracanaço. Não importa se a FIFA reconhece como mundial, é história”, argumentou o @deprepalmeiras. Já para o corintiano @cesaramferreira os rivais demoraram muito para reivindicar a conquista como Mundial. “A verdade, triste verdade, é que o Palmeiras só se deu conta do “Mundial” de 1951 após 14 de janeiro de 2000…”. A data em questão é o primeiro Mundial do Corinthians.

Abaixo, fizemos uma seleção dos principais memes e piadas que circularam pela web.