Ar-condicionado e ventilador têm buscas recordes no Google

hashtag

Se depender do interesse dos internautas por meios de diminuir essa sensação de que uma fornalha está aberta do nosso lado, está confirmada a minha impressão (e, provavelmente, a de vocês também) de que estamos em meio a um dos verões mais quentes da história.

Ontem, quando cidades como o Rio de Janeiro chegaram a registrar sensação térmica acima dos 50ºC, o termo ‘ar condicionado’ chegou a ser o terceiro mais procurado no Google no Brasil –perdia só para buscas sobre a novela “Em Família”, que estreou no dia anterior, e para Bruno Mars, estrela do show do intervalo do Super Bowl no domingo.

Segundo o Google Trends, nunca antes na história desde país (mentira, desde 2004, quando começa a série histórica) os brasileiros procuraram tanto por ar-condicionado no Google.

20140204 Ar Condicionado

Como pode ser notado no gráfico, a busca pelo ar-condicionado neste verão é quase o dobro na comparação com a mesma época do ano passado.

Ainda de acordo com o Google Trends, o maior interesse pelo termo está nas buscas realizadas nas cidades do Rio, Ribeirão Preto, Santos, Porto Alegre, Presidente Prudente (SP), Bauru (SP) e Blumenau (SC). De comum entre elas, o fato de estarem passando por um verão senegalês.

O mesmo fenômeno é visto nas buscas por ‘ventilador’ no Google:

20140204 Ventilador

E são praticamente as mesmas cidades que lideram as buscas: Rio, Santos, Ribeirão Preto, Vitória, São Paulo, Campinas e Belo Horizonte.

E se o método de se refrescar não é tomar um ventinho, e sim procurar por uma loura estupidamente gelada? Bem, a busca por ‘cerveja’ também é a maior desde 2004, embora o crescimento não tenha sido vertiginoso como o visto com os aparelhos anteriores. Nestes 10 anos, o maior volume de buscas pelo termo ocorreu em dezembro do ano passado:

20140204 Cerveja

Por fim, vamos a alguns dos melhores comentários sobre esse calorzinho gostoso dos últimos dias: