S.A.C.aneie
Tomei a liberdade de plagiar homenagear no título um clássico da internet brasileira para apresentar um caso curioso ocorrido nesta semana no Reino Unido.
Para quem não conhece, o S.A.C.aneie foi uma sessão do site Cocadaboa, que fazia muito sucesso na primeira metade dos anos 2000. O mote da sessão era mandar e-mails para o serviço de atendimento ao consumidor de diversas empresas com dúvidas bizarras, que eram respondidas.
O site praticamente saiu do ar, mas os arquivos estão ainda ativos para quem quiser se divertir. Basta clicar aqui, mas recomendo fazê-lo apenas com tempo livre, porque é quase impossível parar de ler.
Muda-se o tempo e os meios, mas a brincadeira continua. Foi o que aconteceu com a filial britânica da Domino’s Pizza, que resolveu responder na segunda-feira (24) a uma reclamação um tanto quanto inusitada feita pelo Twitter.
Na troca de mensagens, o consumidor diz que fazia sexo com a pizza (!), reclamou que seu pênis se queimou (!!) e que a empresa deveria avisar de alguma forma que isso poderia ocorrer (!!!).
Claramente se tratava de um trote, pois o cara colocou um ponto na mensagem antes de taguear a empresa. Com isso, garantiu que todos seus seguidores iriam ler a mensagem, e não apenas os que seguiam ele e a Dominos’s Pizza. Além disso, retuitou todas as respostas.
Segue a conversa:
.@Dominos_UK HELLO I'VE JUST MADE LOVE TO ONE OF YOUR PIZZAS AND BURNT MY PENIS SEVERELY. PLEASE ADVISE ON YOUR TERMS FOR A REFUND. THANKS.
— LAD_VIGO (@ITK_AGENT_VIGO) February 24, 2014
.@Dominos_UK DISGUSTING FOB OFF,YOUR STAFF SHOULD INFORM CUSTOMERS ABOUT THE DANGERS OF MAKING LOVE TO YOUR PIZZA. WHY IS THIS NOT IN PLACE?
— LAD_VIGO (@ITK_AGENT_VIGO) February 24, 2014
.@Dominos_UK I'M NOT HAPPY ABOUT THIS, NOT HAPPY AT ALL, I HAVE A MULTITUDE OF PEPPERONI PIECES STUCK TO MY BALLS AND MY PENIS IS SCORCHED.
— LAD_VIGO (@ITK_AGENT_VIGO) February 24, 2014
.@Dominos_UK LOOK, I'VE TRIED EMAILING YOUR HEAD OFFICE WITH NO SUCCESS BUT NOW THE PIZZA WANTS TO GIVE ME A BLOW JOB, PLEASE ADVISE.
— LAD_VIGO (@ITK_AGENT_VIGO) February 24, 2014
.@Dominos_UK LOOK, I'VE TRIED EMAILING YOUR HEAD OFFICE WITH NO SUCCESS BUT NOW THE PIZZA WANTS TO GIVE ME A BLOW JOB, PLEASE ADVISE.
— LAD_VIGO (@ITK_AGENT_VIGO) February 24, 2014
@indiantank @ITK_AGENT_VIGO It is definitely recommended, as that is not what is expected of our pizzas. We raised them better than that!
— Domino's Pizza UK (@Dominos_UK) February 24, 2014
A situação explicita um drama dos responsáveis por atendimento ao consumidor das empresas. Boa parte da comunicação escrita com clientes se dá pelas mídias sociais, onde todo mundo vê o que você responde.
O que o S.A.C.aneie explicitava há 10 anos era só a ponta do iceberg dos trotes que as empresas levavam. Agora, está quase tudo a um clique.
Por isso, as empresas deveriam ter mais cuidado com os trolladores de plantão –e normalmente têm mesmo. Mas, quando algo escapa, faz muito mais barulho que antes.