S.A.C.aneie

hashtag

Tomei a liberdade de plagiar homenagear no título um clássico da internet brasileira para apresentar um caso curioso ocorrido nesta semana no Reino Unido.

Para quem não conhece, o S.A.C.aneie foi uma sessão do site Cocadaboa, que fazia muito sucesso na primeira metade dos anos 2000. O mote da sessão era mandar e-mails para o serviço de atendimento ao consumidor de diversas empresas com dúvidas bizarras, que eram respondidas.

O site praticamente saiu do ar, mas os arquivos estão ainda ativos para quem quiser se divertir. Basta clicar aqui, mas recomendo fazê-lo apenas com tempo livre, porque é quase impossível parar de ler.

Muda-se o tempo e os meios, mas a brincadeira continua. Foi o que aconteceu com a filial britânica da Domino’s Pizza, que resolveu responder na segunda-feira (24) a uma reclamação um tanto quanto inusitada feita pelo Twitter.

Na troca de mensagens, o consumidor diz que fazia sexo com a pizza (!), reclamou que seu pênis se queimou (!!) e que a empresa deveria avisar de alguma forma que isso poderia ocorrer (!!!).

Claramente se tratava de um trote, pois o cara colocou um ponto na mensagem antes de taguear a empresa. Com isso, garantiu que todos seus seguidores iriam ler a mensagem, e não apenas os que seguiam ele e a Dominos’s Pizza. Além disso, retuitou todas as respostas.

Segue a conversa:

A situação explicita um drama dos responsáveis por atendimento ao consumidor das empresas. Boa parte da comunicação escrita com clientes se dá pelas mídias sociais, onde todo mundo vê o que você responde.

O que o S.A.C.aneie explicitava há 10 anos era só a ponta do iceberg dos trotes que as empresas levavam. Agora, está quase tudo a um clique.

Por isso, as empresas deveriam ter mais cuidado com os trolladores de plantão –e normalmente têm mesmo. Mas, quando algo escapa, faz muito mais barulho que antes.