30 clubes brasileiros com mais seguidores no Facebook

hashtag

Corinthians Flamengo

O tamanho das torcidas no Brasil sempre foi tema de muita polêmica, mesmo quando grandes institutos de pesquisa, como o Ibope e o Datafolha, tentaram mensurá-las.

Como o Censo do IBGE não tem essa pergunta, então ela continuará sem resposta.

O Facebook, contudo, pode dar alguma indicação. Primeiro pelo número de pessoas conectadas –quase 80 milhões, sendo que 47 milhões entram diariamente na rede social. Segundo porque, salvo profissionais ligados ao futebol e aficionados pelo esporte, no geral as pessoas seguem apenas seu clube do coração (ou mais de um, se tiver).

Baseado na rede social, o Flamengo pode começar a se preocupar em perder o posto de time de maior torcida do Brasil, já que o Corinthians está em primeiro nela. O alvinegro paulista tem 8,84 milhões de seguidores, pouco mais de 300 mil a mais que o rubro-negro carioca (8,56 milhões).

A virada corintiana é recente –passou a ser a maior no final de junho, em meio à Copa do Mundo.

Porém, as “falhas” de contar torcedores usando a rede social beneficiam o Flamengo. A maioria dos usuários do Facebook está na faixa de 25 a 35 anos –público fortemente influenciado pelas fases mais vitoriosas do Corinthians. Além disso, a participação de pessoas conectadas à internet no Nordeste, onde o Flamengo tem vantagem no número de torcedores, é mais baixa do que no restante do país.

De qualquer forma, o ranking dos clubes com mais seguidores no Facebook tem uma certa semelhança com outros feitos ao longo do tempo. Tem o São Paulo em terceiro, num patamar inferior ao de Flamengo e Corinthians, os demais grandes clubes de São Paulo, Rio, Minas e Rio Grande do Sul entre os 12 primeiros e os grandes clubes dos outros centros em seguida.

O ponto fora da curva disso é o modesto Red Bull Brasil, time controlado pela empresa de energéticos de mesmo nome. Apesar de conseguir apenas neste ano o acesso para a Série A-1 do Campeonato Paulista, já é o 20º com mais seguidores no país.

Veja quais são as 30 maiores:

1º) Corinthians – 8,84 milhões
2º) Flamengo – 8,56 milhões
3º) São Paulo – 5,13 milhões
4º) Palmeiras – 2,98 milhões
5º) Santos – 2,87 milhões
6º) Cruzeiro – 2,17 milhões
7º) Vasco – 2,16 milhões
8º) Atlético-MG – 2,03 milhões
9º) Grêmio – 1,72 milhão
10º) Internacional – 1,59 milhão
11º) Botafogo – 1,05 milhão
12º) Fluminense – 975 mil
13º) Bahia – 874 mil
14º) Sport Recife – 695 mil
15º) Atlético-PR – 632 mil
16º) Ceará – 441 mil
17º) Fortaleza – 333 mil
18º) Santa Cruz – 304 mil
19º) Goiás – 232 mil
20º) Red Bull Brasil – 210 mil
21º) Vitória-BA – 195 mil
22º) Figueirense – 194 mil
23º) Avaí – 176 mil
24º) Ponte Preta – 161 mil
25º) América-RN – 161 mil
26º) Coritiba – 147 mil
27º) Criciúma – 143 mil
28º) Náutico – 138 mil
29º) Chapecoense – 136 mil
30º) ABC – 135 mil

A INVASÃO ESTRANGEIRA

Outra vantagem do Facebook nestes cálculos é saber o quão popular estão os clubes estrangeiros no Brasil.

E, segundo a empresa de monitoramento Social Bakers, a popularidade é alta –lembrando, claro, que o fenômeno de pessoas torcendo para clubes do exterior é recente e atinge principalmente os mais jovens, que formam o público-alvo da rede social.

Barcelona e Real Madrid são os que mais possuem fãs por aqui. O time catalão tem 4,21 milhões de seguidores no Brasil, enquanto o Real tem 4,06 milhões. Ou seja, estariam respectivamente em quarto e quinto lugares na lista acima.

Além da dupla espanhola, outros cinco clubes estrangeiros possuem ao menos 1 milhão de seguidores brasileiros no Facebook: Chelsea (1,96 milhão), Paris SG (1,91 milhão), Milan (1,69 milhão), Manchester United (1,63 milhão) e Bayern (1,47 milhão).