Turquia e o golpe militar mais transmitido da história

Nunca antes na história do mundo um golpe militar teve tantas transmissões ao vivo.

Enquanto parte das Forças Armadas turcas tomam as ruas e o presidente Recep Tayyip Erdogan pede a seus seguidores que desafiem os militares, muita gente (mesmo) resolveu sacar seus telefones celulares e mostrar tudo ao mundo.

Pelo site Livemap, do Facebook, é possível ver de onde estão sendo feitos os Lives, ferramenta da rede social que permite transmissão ao vivo para os seguidores.

Não é preciso muito tempo olhando o mapa para perceber que dezenas de pessoas estão fazendo Lives no país recém-conflagrado.

20160715 Livemap 1

O mesmo ocorre no Periscope, serviço de transmissão ao vivo do Twitter:

20160715 Periscope

O local com maior concentração de Lives é Istambul, a maior cidade do país, em especial no entorno do estreito de Bósforo –os militares fecharam as duas pontes que passam por cima do estreito e ligam as partes europeia e asiática da cidade.

No mês que a transmissão ao vivo feito por pessoas passou para outro patamar de relevância, quando uma mulher mostrou ao vivo a morte do namorado pela polícia nos EUA, esta pode ser a luz sobre a dificuldade de saber o que está ocorrendo. Ainda mais em um país tão acostumado a bloqueios nas redes sociais pelo governo e outros tipos de censura.