‘Inacreditável’, ‘horror’ e ‘viagem no tempo’: internautas repercutem fala de Temer sobre mulheres
Para Fátima Pelaes, secretária nacional de Políticas para as Mulheres, a gafe de Michel Temer é ‘realidade’. Para Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, nosso presidente constatou ‘um fato’. Na mesma linha de defesa, deputadas governistas também aliviaram o lado do peemedebista –“As donas de casa são as primeiras que sentem quando aumenta o preço da batata”, disse Soraya Santos (PMDB-RJ).
Não é possível esquecer o que mandatário disse, mas a gente retoma. Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, durante evento em Brasília que celebrava a data, o presidente Michel Temer afirmou que tem “convicção do quanto a mulher faz pela casa” e da importância da figura feminina para a formação dos filhos que, segundo ele, é “seguramente” de responsabilidade da mãe.
“Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela [Temer], do quanto a mulher faz pela casa, pelo lar. Do que faz pelos filhos. E, se a sociedade de alguma maneira vai bem e os filhos crescem, é porque tiveram uma adequada formação em suas casas e, seguramente, isso quem faz não é o homem, é a mulher”, declarou o presidente em seu discurso de pouco mais de dez minutos.
Se os aliados minimizaram o constrangimento, o mesmo não se pode dizer dos internautas. Pelas redes sociais, foi forte a reação dos usuários contra as declarações de Temer. “Como pode um discurso tão machista vindo de um presidente?”, indagou uma navegante do Twitter.
Poucos sabem, mas é possível criticar Temer sem desqualificar sua mulher.
Nem é tão difícil.
— dona ddivinas tretas (@ladyrasta) March 9, 2017
Acabo de ver o Temer falando no dia da Mulher. Como pode um discurso tão machista vindo de um presidente? Que horror!! Que assustador!
— Taynah Espinoza (@TaynahEspinoza) March 9, 2017
Temer no dia da Mulher é pior que eu conseguiria imaginar
— Radical Livre (@RLivre) March 8, 2017
No #DiadaMulher o Presidento Temer nos presenteia com uma viagem no tempo nos mostrando como seria a importância da mulher na década de 20.
— Adrieli Schons (@Adrieli_S) March 8, 2017
O Temer não entende nem de democracia, vai entender do real valor da mulher na sociedade? Claro que não! Cabeça retrograda. #SaiaJustaAoVivo
— ComenTV (@comentv) March 9, 2017
Eu to tão brava com o discurso do Temer sobre o dia da mulher que eu to olhando fixadamente pra parede sem saber o que dizer. #foratemer
— Babi Dewet (@babidewet) March 9, 2017
Nenhuma declaração sobre o dia da mulher foi pior que a do Temer. NENHUMA.
— Camila Cezar (@camiladcezar) March 8, 2017
Voltamos ao século passado. temer diz que o papel da mulher na economia é saber preço de supermercado e quem cria filho é só mulher.
— Manuela (@manudeputada) March 8, 2017
#DiadaMulher Pres. Temer: "Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes de preços no supermercado q a mulher." OI ?! em que ano estamos?!
— Leilane Neubarth (@LeilaneNeubarth) March 8, 2017
Se estivéssemos no século XVIII Michel Temer poderia ser considerado um homem até atualizado.
— Tiago Filgueiras (@VirgulinoCapita) March 8, 2017
O discurso do Temer sobre o dia internacional da mulher me fez me sentir numa taverna do século xvi
— Douglas (@heydougras) March 8, 2017
Se o Temer falou essa quantidade de asneira só "tendo convicção" do papel da mulher, imaginem se ele tivesse provas.
— Lucas de Vitta (@lucasdevitta) March 8, 2017
eu tentando entender o discurso do temer sobre o dia da mulher pic.twitter.com/sulAcfU87h
— no one saves u (@masoqme) March 8, 2017
Temer disse hj q a mulher tem participação ativa na economia:"Ninguém melhor do q a mulher p indicar desajustes d preços n supermercado" pic.twitter.com/Ev3Iz976u2
— #ANULATUDO! (@Elane_FRS) March 8, 2017
TEMER: "Ninguém melhor do que a mulher para indicar 'desajustes de preços no supermercado'" pic.twitter.com/rUjrAXdjI1
— Rafaela (@rafavnt) March 8, 2017
PARECE PIADA mas é o discurso do Michel Temer sobre o dia da mulher pic.twitter.com/m2bmoyYDYB
— tacarina (@cacatsaraiva) March 8, 2017
O Michel Temer falando sobre a mulher ser importante p economia por detectar desajustes nos preços do supermercado… pic.twitter.com/KxRSIx8aE9
— Brenda de Castro (@brendacastrum) March 8, 2017