Mais de 500 mil pessoas já assinaram petição on-line que pede impeachment de 3 ministros do STF
Mais de 500 mil pessoas já assinaram, até a tarde desta segunda-feira (8), um abaixo-assinado on-line no site Change.org que pede o impeachment dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandovski.
“Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandovski proferiram diversas vezes decisões que contrariam a lei e a ordem constitucional. A recente soltura de Réus como José Dirceu (os três ministros votaram a favor) e Eike Batista (habeas corpus foi concedido por Gilmar Mendes) demonstra o descaso com o crime continuado e a obstrução à justiça que, soltos, eles representam”, afirma texto no site.
O abaixo-assinado foi criado na quarta-feira (3) e a meta inicial era de 300 mil assinaturas. Com a adesão em massa em pouco tempo, o número almejado mais do que dobrou: agora os criadores buscam 1 milhão de assinaturas, para então entregar ao Senado Federal.
Apesar de petições on-line não terem, necessariamente, validade jurídica, servem como pressão popular em prol de uma causa. Outros abaixo-assinados digitais que ficaram populares foram pedindo a cassação dos deputados Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e Jean Wyllys (PSOL-RJ). Os dois congressistas, no entanto, continuam no cargo.