‘Fakememes’: os melhores momentos da 1ª viagem presidencial de Trump, segundo a internet
POR GUILHERME ZOCCHIO
O presidente dos EUA, Donald Trump, está em meio à primeira viagem internacional, prevista para terminar no sábado (27). Ele tinha entre seus objetivos alterar a imagem que suas declarações sobre a geopolítica causaram. As passagens por cada país, no entanto, provocaram ainda mais polêmicas na internet.
Pelo menos nas redes, internautas comentaram o tour em tom jocoso e também se aproveitaram da situação para produzir “fakememes”. Isso é, alguns usaram de memes que não correspondiam aos fatos para criar situações de humor, mas também se valeram de mentiras para defender o presidente, assim como se tornou praxe com as “fakenews” na eleição americana.
Nas visitas que fez, o chefe de Estado americano tentou se aproximar dos países de Oriente Médio, atenuar suas declarações sobre a Otan (Aliança Militar do Atlântico Norte) ser “obsoleta” e convencer a cúpula G-7 que o slogan que usou nas eleições “America First” talvez não seja bem assim —leia mais neste link.
Ao passar por Arábia Saudita e Israel, buscou reforçar laços com aliados. Nos territórios palestinos, falou sobre acordos de paz. No Vaticano, foi ao encontro do Papa Francisco. Em Bruxelas, encontrou-se com líderes europeus. E na Sicília, ele cumpre os últimos compromissos da agenda após reunião com representantes dos sete países mais ricos do mundo.
Não importava a hora, o local ou o encontro, internautas estavam atentos para as idiossincrasias do presidente capazes de gerar algum buzz nas mídias sociais. Confira, a seguir, a repercussão nas redes da primeira viagem de Trump, entre memes sobre fatos reais ou “fakememes”, todos devidamente identificados.
Véu ou não-véu, na Arábia Saudita, no último domingo (21)
A primeira-dama Melania Trump não quis usar um véu sobre a cabeça, durante a passagem pela Arábia Saudita. O fato chamou atenção porque em 2015 Michele Obama, acompanhando o então presidente Barack Obama, foi criticada por Donald no Twitter por não usar a vestimenta.
Seguidores do atual presidente dos EUA, porém, tentaram falsear a realidade em sua defesa. Difundiram uma imagem de Michelle em que ela supostamente usava um véu, na Arábia Saudita, o que, de fato, não ocorreu.
Hmmm, wonder what changed… Melania and Ivanka Trump choose not to wear headscarves on Saudi Arabia trip https://t.co/MmUbPN1NTa #Resist pic.twitter.com/ZBbCRqvhPQ
— Khary Penebaker (@kharyp) 20 de maio de 2017
#SundayMorning
Saudis demanded Michelle Obama wear a hijab.
Hillary too.
Both did.
Melania Trump is an ACTUAL strong woman, not a pretender. pic.twitter.com/84tKjiv7r7— Philip Schuyler (@FiveRights) 21 de maio de 2017
@FiveRights Get your facts straight. pic.twitter.com/8pRHC85Jrb
— Dawnn Stone (@OrlandoDish) 21 de maio de 2017
Peteleco de Melania em Israel, na segunda-feira (22)
Um tapão de Melania na mão de Donald foi um dos fatos que mais chamou a atenção nas redes durante a passagem do casal Trump por Tel Aviv (Israel). Logo após desembarcar do Air Force One, o presidente tentou dar a mão a sua mulher, que revidou com um peteleco.
Watch Melania Trump swat away President Trump's attempt to hold her hand as the couple arrives in Israel https://t.co/2mZnWqc3dL pic.twitter.com/MBiysSYJj1
— People Magazine (@people) 22 de maio de 2017
Caught on camera: First Lady Melania Trump appears to refuse husband Donald Trump's hand on the red carpet in Jerusalem pic.twitter.com/yybbKNFrgo
— Sky News (@SkyNews) 22 de maio de 2017
Protestos nos territórios palestinos, na terça (23)
As polêmicas declarações do mandatário americano não saíram gratuitas nos países em que esteve. Nos territórios palestinos, a visita dele foi alvo de protestos. Em alguns deles, Trump, apesar de falar em “paz”, apareceu numa espécie de variação com armas de malha-judas.
Palestinians who condemn Trump's western wall visit use the hashtag:#فلسطين_لا_ترحب_بترامب
"Palestine doesn't welcome Trump"
H/T @arab_il pic.twitter.com/RYl4uNNaUd— Shlomi Ben Meir (@shlomikliab) 23 de maio de 2017
Visite de #Trump en #Palestine : les Gazaouis protestent en mettant en joue son effigie
VIDEO : https://t.co/uWvDdMK1ux pic.twitter.com/5GSbi3sOu1— RT France (@RTenfrancais) 23 de maio de 2017
Palestinian protesters hold Trump effigy at gunpoint to decry visit (VIDEO) https://t.co/TQ2JgMKBuK pic.twitter.com/9nCA9AQUPu
— RT (@RT_com) 23 de maio de 2017
Caras e bocas do Papa Francisco, no Vaticano, na quarta (24)
Talvez nenhum outro chefe de Estado tenha sido tão incisivo nas críticas a Trump do que o papa Francisco. No Vaticano, o encontro entre os dois foi marcado pelas caras e bocas do pontífice, que tentava demonstrar, no mínimo, incômodo com a presença do americano ao seu lado.
A reunião produziu um “fakememe” em que o presidente dos EUA, supostamente, cutuca a mão do papa, enquanto os dois posam para foto gravados pela emissora CNN. Foi praticamente um “pout-pourri” do tapa de Melania em Israel com o enfado do papa.
Além dessa, foram muitas outras montagens, dessa vez, com a ideia de somente produzir humor.
Trump keeps striking out. pic.twitter.com/jW0vthGov9
— Dave Weasel (@DaveWeasel) 25 de maio de 2017
hoje to so o papa na foto com o trump pic.twitter.com/zKgBZhl19N
— PEDRAO (@Itspedrito) May 24, 2017
nem o papa consegue disfarçar a cara de insatisfação por estar com o trump pic.twitter.com/45GunYyOlK
— giø, 14 oitnb 15 ob. (@greysmorrilla) May 24, 2017
When Donald met Pope Francis…
Part II#memes #popetrump #trump #vatican #Pope pic.twitter.com/XEzvc7sDgz
— Eva Hanakova (@HanakovaEva) 25 de maio de 2017
I PHOTOSHOPPED SARUMON IN THIS PiCTURE AND IT ISN'T EVEN WEIRD pic.twitter.com/tk6GG46tSj
— DAVY ROBOT ( ¦:z] (@DavyRobot) 24 de maio de 2017
‘Empurrãozinho’ e apertos de mão em Bruxelas, na quinta (25)
O primeiro ministro de Montenegro, Milo Dukanovic, foi surpreendido por um “empurrãozinho” de Trump, enquanto os dois caminhavam com representantes dos países que formam a Otan. Depois do chega-para-lá, o americano ainda foi e tomou a frente do grupo.
Did Trump just shove another NATO leader to be in the front of the group? pic.twitter.com/bL1r2auELd
— Steve Kopack (@SteveKopack) 25 de maio de 2017
Trump no encontra da NATO demonstrando que não bebe leite de soja
— Tonho Drinks🍷 (@TonhoDrinks) May 25, 2017
Teve mais. Ao encontrar com recém-eleito Emmanuel Macron, Trump foi surpreendido pelo fato do presidente francês cumprimentar primeiro a chanceler alemã, Angela Merkel. Foi literalmente sacudido pelo americano quando chegou a sua vez.
O Macron passou direto no Trump, depois o Trump sacudiu o Macron como se fosse uma boneca hahahahahaha pic.twitter.com/JoUlMtO04C
— Paulo (@pauloap) May 26, 2017
Baixou o Zidane no Macron…Olha o dibre que ele deu no Trump 😂😂😂😂😂 pic.twitter.com/gE1YV3pHH6
— Mohamad Youssef (@MohamadYousseff) May 25, 2017
Mais tarde, em reunião privada, os dois deram novo aperto de mão que rendeu nas redes sociais. Os líderes apertaram a mão direita um do outro de modo firme e suas mandíbulas pareceram se cerrar quando se sentaram para uma reunião cara a cara. Tenso…
"Macron, 1
Trump, 0O desespero do Trump a fugir com a mão." pic.twitter.com/RL2Gt9RBkp
— André Carneiro (@carneiro_andre) May 25, 2017
E não sei lidar com essa guerra do aperto de mão que trump promove (macron goleou nessa) https://t.co/hMeE5i3Pwh
— Vitor Tavares (@vitoramtav) May 25, 2017
E ainda faltam 24 horas para Trump voltar para Washington…