Londrinos usam redes sociais para organizar doações a vítimas de incêndio na Grenfell Tower
POR GUILHERME ZOCCHIO
Moradores de Londres estão usando as mídias sociais para coletar roupas, produtos de limpeza e alimentos aos sobreviventes do incêndio que atingiu o edifício Grenfell Tower, na madrugada desta quarta-feira (14).
Na capital do Reino Unido, um grande incêndio no prédio, que conta com 24 andares e 120 apartamentos, deixou pelo menos 17 mortos —quantidade que autoridades estimam ser maior, já que pessoas não conseguiram deixar o local devido às chamas.
A Folha usou a ferramenta Wayin para fazer um levantamento sobre o assunto. A hashtag #Grenfelltower é um dos tópicos mais falados no Twitter desde que o caso foi noticiado, às cinco horas da manhã no horário de Brasília.
Já foram mais de 600 mil tuítes sobre o tema até a publicação deste texto. A média, por ora, é de 476,5 postagens por minuto na rede a respeito do evento no mundo inteiro, segundo o monitoramento utilizado pela reportagem. Na média, um trending topic gera entre 50 e 100 tuítes por minuto e dificilmente chega às 100 mil postagens.
Os londrinos estão usando as mídias para divulgar o endereço dos locais de entrega —e também de retirada por parte dos sobreviventes— das doações. Pelo Twitter, eles ainda mostram maneiras de chegar aos pontos de arrecadação e retirada mais próximos.
Nas redes, usuários também compartilham links de sites de crowdfunding para arrecadar dinheiro às vítimas da tragédia.
Look at the incredible support Londoners are offering for #GrenfellTower victims. God bless. @WestwayTrust pic.twitter.com/W4GY1IWkdu
— Ahmed (@ahmedgokal) June 14, 2017
If you live in north west or west London and can’t make it to deliver donations to #GrenfellTower victims, I will pick them up and drop them
— Monique Monrowe (@Monrowe) June 14, 2017
https://t.co/DIyY1ISkV1 PLEASE donate money to the #GrenfellTower victims if you’re not donating items! Thank you.
— 🖤 (@ShutUpBrv) June 14, 2017
South/Central #Lambeth residents looking to donate clothes, nappies, etc. for #GrenfellTower victims – here are 4 drop-off points pic.twitter.com/PcXTiwGgf1
— Mohammed Seedat (@moseeds) June 14, 2017
@IHfellowship sending there donations in to support #GrenfellTower victims.
Time to stop looking for miracles! You be the miracle. pic.twitter.com/hmjd7bsAgM
— Nikky O (@_Nikkyo) June 14, 2017
No Instragram, internautas divulgam fotos do que já foi recebido. Além disso, no Facebook páginas de estabelecimentos comerciais e instituições como igrejas, ONGs e organizações comunitárias oferecem suas sedes para abrigar, organizar e distribuir os itens arrecadados.
Donate to @GoFundMeUK to help #GrenfellTower victims please! https://t.co/w39O6zfhhw
— Aaron RoachBridgeman (@ARoachBridgeman) June 14, 2017
A iniciativa é semelhante à campanha desencadeada, em 11 de abril, após as três explosões em Dortmund, na Alemanha, que atingiram um ônibus com o elenco do Borussia Dortmund. O time seguia para o jogo das quartas de final da Liga dos Campeões contra o Monaco, quando foi alvo de um artefato caseiro de detonação.
Em ambos os casos, as mídias sociais foram usadas para articular redes de solidariedade.
No caso de Dortmund, o clube alemão, à época, criou uma campanha no Twitter para dar abrigo aos torcedores do adversário francês, que não teriam onde dormir naquela noite, com a hashtag #bedforawayfans (hospedagem para torcedores visitantes).
(texto atualizado às 9h de quinta-feira (15) para incluir novas informações)