Sandro Hiroshi no Poupatempo já está entre as grandes campanhas da publicidade brasileira
Mateus Luiz de Souza
Uma postagem do Poupatempo no Twitter viralizou nesta quarta-feira (20). Eis a publicação:
O ex-jogador Sandro Hiroshi sabe a importância de manter os documentos em ordem, por isso esteve no #PoupatempoAmericana para renovar a #CNH. Revelado pelo Rio Branco da Cidade, ele já jogou no São Paulo, Flamengo e em times dos Emirados Árabes e Coreia do Sul. pic.twitter.com/zssGuP6Dwl
— Programa Poupatempo (@poupatemposp) January 17, 2018
Parece apenas uma campanha de civilidade com um ex-jogador de futebol. Se você acompanha o esporte, já deve ter entendido o motivo de viralizar. Mas iremos explicar para quem não entendeu nada. E, para quem pegou a graça do negócio, recordar é viver.
sabe também da importância de não falsifica-lo?
— São Marcos da Zoeira (@saomarcosdazoa) January 17, 2018
Em junho de 1999, Sandro Hiroshi, então com 19 anos, é comprado pelo São Paulo após ser eleito maior revelação do Campeonato Paulista daquele ano.
Documento foi com ou sem gato ?
— Morena Tropicana (@claudinhabio) January 17, 2018
Um mês depois, a CBF reconheceu que a data de nascimento do jogador nos seus registros do Rio Branco, antigo clube, e do São Paulo estava adulterada, mas mesmo assim autorizou a escalação de Hiroshi.
algo de errado não esta certo
— Jaovalee (@Jaovalee) January 17, 2018
Adulterar a data de nascimento em documentos é uma prática conhecida no futebol como “ser gato”. É usado como forma de um atleta de 21 anos disputar uma competição sub-20, por exemplo.
Viu, já pode dar um aumento para quem teve a ideia de fazer esse tweet hahahhaha.
— xFelipe (@priderockclub) January 17, 2018
Em agosto, o São Paulo goleou o Botafogo-RJ por 6 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, com um gol dele, Sandro Hiroshi.
Sandro Hirochi no Poupatempo já está entre as grandes campanhas da publicidade brasileira.
— Vinicius Leitao (@viniciusleitao) January 17, 2018
O Botafogo, alertado pelo Tocantinópolis, entrou com pedido dos pontos na Comissão Disciplinar da CBF. Outras seis equipes (Botafogo-SP, Inter, Coritiba, Atlético-MG, Vasco e Guarani) também pleiteram os pontos.
Já temos um prêmio de melhor postagem de 2018
— Will Ferreira (@WilllGF) January 17, 2018
Em outubro, o São Paulo perde os pontos do jogo contra o Botafogo-RJ pelas irregularidades na transferência do jogador do Tocantinópolis para o Rio Branco.
Documentos em ordem e com as datas tudo certinho né, inclusive a de nascimento…
— Marcos Ⓟ (@marcosrp01) January 17, 2018
Em novembro, o atacante foi condenado a 180 dias de suspensão do futebol. Sua carreira, então em ascensão, nunca mais foi a mesma.
@IldotJr sandro hiroshi tirando o documento pra jogar a copinha hahaha
— Gustavo Tavares (@gtavares_94) January 17, 2018
O Brasileirão de 2000 também não foi o mesmo. Em resumo, o Código Brasileiro Disciplinar do Futebol deu os pontos do jogo ao Botafogo, o que causou o rebaixamento do Gama-DF. O clube do Distrito Federal não aceitou o rebaixamento, considerado “tapetão”.
O imbróglio foi parar na Justiça, com diversas liminares e recursos, e a solução foi criar a Copa João Havelange, com 108 times, mais o Gama. Confira aqui toda a cronologia do caso.