O meme do Canarinho putaço mostra que já estamos em clima de Copa
Putaço. Pistola. Revoltado. O Canarinho, mascote da seleção brasileira, tem cara de poucos amigos. Pra quem não o conhece, eis o Canarinho:
Na última sexta (23) o Brasil entrou em campo contra a Rússia. Com uma feição de seriedade, o Canarinho foi o grande destaque das redes sociais, tornando-se até Trending Topic (assunto mais comentado) no Twitter.
Pra começo de conversa, arranjou briga com o amigo russo.
O Canarinho não perdoa.
Que cara de bravo.
No Twitter, são vários os perfis que fazem algum tipo de alusão ao mascote.
Até nas férias.
Choque de informação.
Descobrimos a identidade.
O #Hashtag conversou com o perfil Canarinho Putaço para entender como surgiu esse novo fenômeno que promete acompanhar o Brasil pela Copa.
Segundo ele, desde que a CBF apresentou a mascote, no início de 2017, a popularidade do Canarinho foi crescendo aos poucos, conforme o Brasil ia entrando mais vezes em campo, e mais fotos iam sendo tiradas.
E associá-lo com com cara de mau não foi nada difícil. “Quando se bateu o olho pela primeira vez, todo mundo já começou a brincar com a aparência dele”, diz o dono do perfil.
E, com tamanho carisma, já ocupa um lugar nos memes nas partidas da seleção brasileira. “Tem como não gostar do Canarinho? Ele é democrático: diverte a criançada como mascote da Seleção e os adultos com essa braveza 24 horas dele”.
Mas, afinal, porque o Canarinho está tão bravo?
“Motivos pro Canarinho ficar putaço não faltam: o 7 a 1, os arranjos políticos lamentáveis na CBF, a deterioração do país nos últimos anos, o futebol brasileiro vendendo craque por mixaria todo santo ano… Acho que até aí o Canarinho aguenta; mas Daniel Alves de titular… Não dá”, diz o dono da página, em tom de brincadeira.
O criador do Canarinho Putaço preferiu manter-se anônimo, mas não foi por medo de hackers russos. “Tem uma rapaziada exagerando nas piadas com o Canarinho, piada com preconceito, etc. Não quero responder pelo que os outros fazem, só pelo que eu faço… Eu tenho cuidado pra não ofender ninguém. O Canarinho é pra unir a galera, não pra separar”, afirma.
CBF
O blog perguntou para a CBF o que a entidade achava de toda essa repercussão. “Nossa equipe de marketing e os torcedores adoraram a postura séria do mascote. No Twitter, nasceram apelidos como Canarinho Pistola e Canarinho Putaço, que não podemos adotar, mas enxergamos como positivos porque mostra identificação e empatia da galera com ele. A feição do mascote passa a mensagem de que ele está sempre concentrado para enfrentar os adversários. Esse é o motivo da cara de ‘boladão'”, diz sua assessoria de imprensa em nota.
Ela nos conta que há um outro rosto mais ameno, com expressão calma e fofa, criado para situações específicas como visitas a hospitais, que podem fazer parte da programação da CBF Social. “Mas na maioria do tempo, ele está ‘putaço’ mesmo”, diz a nota.
A CBF diz ser responsável pelo processo de criação e monitoramento da repercussão, uma vez que foram adquiridos os direitos de uso do mascote. Em breve, para quem gostou do Canarinho putaço, haverá um formato de boneco de pelúcia à venda para os torcedores.
LEIA MAIS: Confira nosso especial “Copa de Dados“, com curiosidades sobre o Mundial.
TESTE: Quem é você ao colecionar o álbum de figurinhas da Copa?