Quer crescer nas redes sociais? Contrate Cristiano Ronaldo
O pessoal que trabalha com redes sociais da Juventus deve estar em festa.
Motivo: desde o anúncio da contratação de Cristiano Ronaldo, na terça-feira (10), as páginas oficiais do clube italiano dispararam em números de seguidores e interações.
O day after mostra, de acordo com dados tabulados pela Folha no Crowdtangle, um crescimento vertiginoso em todas as plataformas.
No Facebook, a maior delas, a página ganhou 259 mil seguidores do dia 10 para o dia 11, e mais 77 mil do dia 11 para o dia 12.
Nos últimos 365 dias, a única data que mais se aproximou disso foi de 11 para 12 de abril, quando a Juve bateu o Real Madrid por 3 a 1 pelas quartas de final da Liga dos Campeões (apesar de perder a classificação), e o clube de Turim acumulou novos 60 mil fãs.
O gráfico acima mostra o crescimento da página da Juventus no Facebook dia a dia, e o pico dos últimos dois dias.
Com a taxa de interação (que mede a reação dos seguidores, como curtidas, comentários e compartilhamentos, aos posts), o efeito CR7 é ainda mais evidente.
A taxa de interação média nos últimos 365 dias antes de Cristiano Ronaldo é de 64 mil ações (curtidas, comentários, compartilhamentos) por dia.
Nos dois dias pós-Cristiano Ronaldo, esse número aumentou para 320 mil, em média.
No Instagram, os números são ainda mais incríveis.
A Juventus ganhou em 48 horas mais de um milhão de novos seguidores. Saltou de 10.346.700 para 11.403.049 (no momento em que este texto é escrito; em poucas horas esse número será ainda maior).
O fim do gráfico mostra um pico explosivo que representa esse número.
Assim como aconteceu no Facebook, no Instagram a taxa média diária de interação disparou (ver gráfico abaixo). Pulou de 595 mil por dia (nos 365 dias anteriores à contratação) para impressionantes 2,29 milhões nas últimas 48 horas.
Até mesmo no Twitter, a menor das três redes sociais, o efeito CR7 se mostrou presente, com 89 mil novos seguidores nas últimas 48 horas.
Como efeito de comparação, nos 30 dias anteriores ao anúncio do craque português, eles conseguiram apenas 37 mil novos fãs, menos da metade, portanto.
E o Real Madrid nessa história toda?
A princípio, poderíamos pensar que perderia seguidores, afinal existem os torcedores de Cristiano Ronaldo que o acompanham aonde quer que o craque jogue.
Mas os números mostram também um crescimento maior do que a média nas curtidas das páginas oficiais do Real Madrid. Foram 60 mil novos seguidores nas últimas 48 horas no Facebook, taxa que só perde para quando o clube ganhou a Liga dos Campeões, em maio deste ano: 618 mil em apenas quatro dias após a conquista.
FIAT
Se por um lado os donos da Juventus estão comemorando os números expressivos nas redes sociais, enfrentam problema com a Fiat (acionista da montadora é dona do clube italiano). Trabalhadores da fábrica da Fiat-Chrysler (FCA) na cidade de Melfi, no sul da Itália, anunciaram greve de dois dias em protesto ao alto valor desembolsado pela Juventus para a contratação de Cristiano Ronaldo.
“É inaceitável que, enquanto os (proprietários) da FCA pedem aos trabalhadores por enormes sacrifícios econômicos durante anos, o mesmo decide gastar centenas de milhões de euros para a compra de um jogador”, divulgou o sindicato da categoria em nota.
LEIA MAIS
Como a internet reagiu ao anúncio da ida de Cristiano Ronaldo para a Juventus