Relembre casos em que empresas viralizaram nas redes com respostas criativas

Viralizou nesta semana uma história nas redes envolvendo o padre Fabio de Melo, o banco Bradesco e a fintech Nubank.

Tuitou o padre, sem muita fé em seu banco.

Pouco mais de 20 minutos depois, o Bradesco respondeu.

O que poderia acabar aí, no entanto, acabou virando mais um case de estratégia nas redes. De uma concorrente da instituição bancária.

Uma usuária recomendou ao padre o cartão da Nubank.

Fabio de Melo se interessou e a fintech, em pouco mais de meia hora, entrou na conversa de uma forma criativa e irreverente.

O #Hashtag quis entender um pouco mais a estratégia do Nubank nas redes, lembrando que a ação ocorre num cenário de disputa de mercado entre fintechs e bancos.

“Nesse caso do padre, o time percebeu a oportunidade e rapidamente buscou referências bíblicas para compor uma resposta criativa e, acima de tudo, respeitosa. Tomamos cuidado na construção do texto para evitar desconfortos, até porque diversidade é um dos nossos valores mais importantes na empresa”, diz Rafael Brandão, líder da área de social do Nubank.

A empresa tem mais de 40 pessoas responsáveis por interagir com os clientes nas redes. Rafael diz que buscam profissionais que gostem e estejam atentos aos movimentos culturais emergentes. Com isso, conseguem entender qual é o público de cada rede e criar conversas e histórias que se identifiquem com essas pessoas.

Outros bancos, que não são bobos nem nada, entraram no jogo.

Procurado pela Folha na quarta (22), o Bradesco informou que não comenta o caso por envolver questão de sigilo bancário.

Relembre alguns episódios de respostas de empresas nas redes sociais que entraram para a história.

NETFLIX

Uma dúvida que rondou milhões de brasileiros por anos foi: é a Netflix ou o Netflix? A empresa de streaming não deixou dúvidas.

MINEIRÃO

Um torcedor foi obrigado a jogar fora um desodorante antes de entrar num jogo no Mineirão, em 2017. Depois, ele foi reclamar no Twitter, o que gerou uma das conversas mais doidas que a internet já registrou entre usuário e marca.

Era roll-on e sem álcool

O torcedor queria, porque queria o desodorante, e o Mineirão se mostrou disposto a ajudar.

Pausa para uma grande dúvida.

As motivações do torcedor eram justiça e reparação.

Deu certo, por fim!

WENDY´S

Em 2017, o estudante americano Carter Wilkerson  perguntou para o perfil da rede de lanchonetes Wendy’s quantos retuítes ele precisaria para que ganhasse um ano de nuggets de graça. A empresa entrou na brincadeira e chutou alto: 18 milhões, mais de cinco vezes mais que o então recorde de retuítes em um post, a selfie da apresentadora Ellen DeGeneres no Oscar de 2014 (3,4 milhões).

O post não atingiu a meta, mas ultrapassou o número de Ellen DeGeneres e o jovem ganhou seu nuggets…

e um recorde (que já foi quebrado).

ITAÚ X SANTANDER

O Nubank estava nascendo em 2013 quando Itaú e Santander proporcionaram um momento épico nas redes: uma batalha de rimas. Toda a história está a seguir: