6 tópicos para entender a repercussão de #InFuxWeTrust nas redes
A revelação de diálogos envolvendo o ex-juiz federal Sergio Moro e procurador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol ganhou novos capítulos nesta quarta-feira (12).
O site The Intercept Brasil divulgou trecho em que Moro diz a Deltan que “In Fux we trust” (Em Fux nós confiamos), em referência ao ministro do STF Luiz Fux.
Segundo afirma o site, o procurador Deltan Dallagnol relatou em troca de mensagens detalhes de uma conversa em que Fux declarou que a Lava Jato poderia contar com ele “para o que precisar”.
O tema rapidamente ganhou as redes sociais. No Twitter, a hashtag #InFuxWeTrust entrou nos trending topics mundiais (assuntos mais comentados) assim que o caso veio à tona pelo editor-executivo do site, Leandro Demori, em entrevista à rádio BandNews.
Foram mais de 100 mil tuítes sobre o caso. Separamos a repercussão em tópicos.
O HORÁRIO
Por que todas as mensagens estão no mesmo horário?
TEORI ZAVASCKI
Segundo o site, Deltan disse a um grupo de procuradores: “Caros, conversei com o Fux mais uma vez, hoje. Reservado, é claro: O Min Fux disse quase espontaneamente que Teori [Zavascki] fez queda de braço com Moro e viu que se queimou, e que o tom da resposta do Moro depois foi ótimo.”
MEMES
(para quem não entendeu a referência do Moro com calendário, contamos aqui).
NOTÍCIAS VELHAS
COM O SUPREMO, COM TUDO
O clássico diálogo entre o ex-senador Romero Jucá e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado também foi lembrado.
REFERÊNCIAS CULTURAIS