Premiação MemeAwards quer mostrar que meme é assunto sério
“Queremos ser encarados de uma forma séria e não como uma brincadeira. Meme é uma linguagem que existe e os brasileiros dominam. As marcas usam como referência, as personalidades gostam de aparecer. Nós queremos que os produtores de memes possam se profissionalizar, criar um mercado, existir como negócio”.
A afirmação é de Juny Santana, 27, gerente de projetos da Flocks, realizadora do MemeAwards, evento que irá premiar os melhores memes do ano. A cerimônia acontece em São Paulo no dia 26 de agosto, no espaço WebForce.
A premiação será dividida em cinco categorias: melhor meme em imagem, melhor meme em vídeo, melhor artista em meme, melhor trilha sonora, e o conjunto da obra.
O MemeAwards é idealizado por sete canais criadores de memes: South America Memes, O Brasil que Deu Certo, LDRV, ETlândia, Macintosh 1984, BCharts e Bad Vibes Memes.
O objetivo, segundo Juny Santana, é valorizar o trabalho do criador de meme (chamado de “mememaker”). “Eu vejo que tem garoto que vai pra escola de manhã e passa a tarde produzindo meme. Outros trabalham 12 horas por dia e depois ainda produzem memes como uma segunda jornada. Queremos dar um valor real para isso com a premiação”.
Qualquer pessoa que produza meme pode participar do concurso, dividido em três fases. Na primeira, é preciso fazer a inscrição na plataforma oficial do evento (www.memeawards.com.br), até 21 de julho.
O comitê avaliador dos memes, que é feito pelos próprios líderes das comunidades, será realizado entre 21 de julho e 31 de julho. Os cinco melhores memes de cada categoria serão postos a júri popular, na mesma plataforma, de 1º de agosto até 14 de agosto. O prêmio será um troféu e uma surpresa ainda não divulgada.
O MemeAwards terá apresentação de Raony Phillips, criador da websérie Girls in the House.
A Flocks gerencia canais digitais, oferecendo suporte no gerenciamento de redes, criação de posts, produção de audiovisual e campanhas, dentre outros. Ela foi fundada em 2016 por Marcelo Madureira (Casseta & Planeta) e Pedro Paulo Magalhães.
LEIA TAMBÉM
Qual é a diferença entre meme e mene?