Flávio Bolsonaro sofre pressão de apoiadores nas redes por CPI da Lava Toga
É raro, mas acontece.
Nesses mais de oito meses de governo, poucos foram os momentos em que a base bolsonarista cobrou alguém do clã Bolsonaro de forma incisiva.
Tivemos dois principais momentos de forte cobrança até agora.
O primeiro logo em janeiro, quando o caso Queiroz crescia em proporções e apoiadores pediam explicações sobre as denúncias –até hoje o episódio ainda não foi totalmente esclarecido e é motivo de preocupação para o filho 01.
O segundo momento foi após o Carnaval, quando o presidente se metia em altas confusões sobre golden shower e afins. “E a reforma da Previdência?“, questionavam seguidores nas redes de Bolsonaro.
Estamos passando por um desses fenômenos. Apoiadores do governo têm ido às redes dos Bolsonaros para cobrar uma ação de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) a favor da CPI da Lava Toga, cujo propósito é investigar ministros de cortes superiores. No entanto, o senador tem sido um dos principais articuladores para que parlamentares retirem assinaturas para inviabilizar a criação da CPI.
Em suas últimas postagens na internet, vemos comentários exigindo que Flávio atue a favor da Lava Toga.
Nesta quarta (11), por exemplo, o congressista comparou o atentado de 11 de setembro, ocorrido há 18 anos, com o ataque a facas sofrido pelo pai.
Nas respostas*:
@adrianovidalpc: “Poise. E a CPI da lava toga, vai assinar ou amarelar? Vai dar desculpa de governabilidade tbm?”
@josekalmon_ “Porra Flavio se pronuncia aí. Tá de caô caralho. Os cara acusando vc de intervir na lava toga. Tá de sacanagem ?!”
@gleidson.oliveira.98: E a CPI da lava toga? Se não deve não teme, sujando nome do seu pai Bolsonaro!!!
@frankvasconcelos: Fiz campanha e votei em Bolsonaro acreditando e ainda acredito que ele fará diferente, você senador com sua atitude de querer barrar CPI da Lava Toga é reprovável e vai sujar a imagem do seu pai, pense bem!
@abraaosoaresdf: Assine a CPI da lava toga. Se tu errou é normal na vida, é só assumir as consequências, tenho certeza que é mais bonito e honrado do que se esconder e jogar terra. Fazendo o certo sempre terá verdadeiros aliados ao seu lado.
@adrianagxt: Ah nheinnn … Se toca Flavio! Vc ao invés de ajudar seu pai só faz atrapalhar. O que foi fazer na casa do Gilmar Mendes?! Nem no governo do PT a Lava Jato esteve tão ameaçada. Desse jeito fica difícil para quem, como eu, sempre o defendeu.
*foram selecionados perfis que reúnem elementos de apoiadores e usam frases como “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, bandeiras do Brasil e se dizem cristãos, todos associados ao núcleo duro do bolsonarismo.
Na noite desta quarta, Flávio publicou um vídeo ao vivo no Facebook, em entrevista ao Canal Terça Livre, em que justifica por que não assina a CPI da Lava Toga.
“Eu não tenho rabo preso com ninguém, não devo favor a ninguém. Uma CPI toca fogo no país, ninguém sabe como termina. Não precisamos de uma guerra institucional no país agora. Vai ser uma pancadaria, um quebra pau. A quem interessa uma instabilidade política nesse momento? Em todos os anos de República nunca teve um ministro do Supremo destituído. Tem muitas coisas importantes para resolver no país. Por que insistir nesse assunto? O fato de eu ser filho do presidente influencia, tem consequências. Tem que ser algo absurdo, fora da curva. Mas não é o caso. Nesse momento eu opto pela prudência, pela estabilidade política, para que o governo possa trabalhar. É por isso que eu não assinei”, afirmou.
Siga cobertura política em folha.com/poder.