‘Abaporu’ é criticado em rede social, e internautas defendem Tarsila

Se você abriu o Twitter nesta segunda (16) e não entendeu por que a hashtag #Abaporu foi parar nos Trending Topics, agora vai compreender. É que um usuário da rede social resolveu criticar a obra de Tarsila do Amaral (1886-1973), que recentemente levou milhares de visitantes ao Masp, em São Paulo, na mostra “Tarsila Popular”.

O usuário comparou “Abaporu” à tela “Batalha do Avaí”, de Pedro Américo (1843-1905), e afirmou que o quadro mais famoso de Tarsila não deveria ser a obra que representa a arte brasileira pelo mundo.

“O que deveria representar a arte brasileira no mundo ///// a incrível merda que idiota idolatra sem motivo algum”, relatou o internauta.


Os usuários não deixaram a afirmação passar em branco e trataram de defender a modernista (e a história da arte como um todo).

TARSILA POPULAR

Mostras que envolvem obras de Tarsila do Amaral são sempre requisitadas e continuam atraindo a curiosidade dos brasileiros.

A exposição “Tarsila Popular”, em São Paulo, ficou quatro meses em cartaz e destronou Claude Monet como o maior sucesso de público do Masp —402.850 pessoas foram ver a modernista brasileira neste ano, contra 401.201 atraídos pelas telas do impressionista francês em 1997.

O horário de visitação do museu foi estendido até a meia-noite nos últimos dias, e as filas foram recorrentes em fotos nas redes sociais.

Quando bateu os 350 mil visitantes, Tarsila do Amaral do Amaral se tornou o artista brasileiro mais visto no museu da avenida Paulista.