Bolsonaro comemora navios afundados para promover turismo: ‘Muitos naufrágios virão pelo Brasil’

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, o ICMBio, o Ibama e a Marinha do Brasil afundaram nesta segunda-feira (16) dois navios na costa de Tamandaré, no litoral sul do estado de Pernambuco. Os naufrágios fazem parte do Programa Nacional de Revitalização do Ecoturismo Náutico proposto pela Embratur cujo objetivo é estimular o turismo de mergulho e abrigo de peixes na costa brasileira e melhorar os serviços e estruturas náuticas do Brasil.

Os navios Riobaldo e Natureza passaram por um processo de remoção de tinta para evitar intoxicação da água e cujo preparo é acompanhado pelo ICMBio, que desenvolve estudos de impacto ambiental.

A atividade náutica, quando atrelada ao ecoturismo, possui características que a diferencia do simples ato de navegação. O turismo náutico, portanto, não se configura pela utilização da embarcação como simples meio de transporte, mas como principal motivador da prática turística. O setor movimenta estaleiros, pessoal de bordo (navegação e manutenção) e demais prestadores envolvidos, criando valor agregado da ordem de uma centena de bilhões de dólares e cujo crescimento anual ultrapassa a taxa de 5%.

Segundo a Embratur, a questão ambiental está no centro da discussão, “pois, ao mesmo tempo em que o turista é atraído pelo ambiente equilibrado e preservado, a sua presença causa impacto”, diz o diretor Osvaldo Matos. “Assim o número de visitantes e, principalmente, as suas atitudes é que, aliadas às informações acerca do local visitado, trarão a capacidade de carga ou número balizador de visitação”, completa.

O afundamento de vagões, aeronaves, embarcações de diversos tamanhos, estátuas gigantes e viaturas blindadas em áreas propicias para o mergulho e o desenvolvimento de pousadas, hotéis e resorts, estão na mira da parceria entre Embratur, Ministério do Meio Ambiente e a Marinha do Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) compartilhou em suas redes sociais vídeo do momento em que os navios são afundados em Pernambuco.

Nos comentários, internautas não perdoaram a facilidade de fazer trocadilhos com o tema e o trecho final do presidente, que escreveu “Muitos naufrágios virão pelo Brasil”.

Assuntos da natureza

Infame

Governo Titanic

Deputada da oposição, Sâmia Bomfim (PSOL-SP) aderiu aos comentários

Mas também houve elogios à iniciativa