Presidente-comediante da Ucrânia faz piadas com líderes mundiais em apresentação e viraliza nas redes
Tiririca fez escola. Em abril, o comediante Volodimir Zelenski foi eleito presidente da Ucrânia. A vida imitou a arte, pois ele era conhecido no país por viver na TV um improvável presidente ucraniano.
Ainda que não tenha os traços antiglobalistas de outros “outsiders” que chegaram ao poder, como Donald Trump nos EUA ou Jair Bolsonaro no Brasil, Zelenski divide com eles o fato de ter sido eleito como consequência de grande insatisfação popular com a política dita tradicional.
Atualmente, Zelenski tem seu nome envolvido em uma polêmica nos EUA. Trump reconheceu neste domingo (22) ter acusado de corrupção um de seus principais rivais políticos, Joe Biden, durante uma ligação telefônica para o presidente da Ucrânia. A confissão tem gerado acusações de que Trump se engajou deliberadamente para obter ajuda estrangeira para sua própria reeleição, o que intensificou a pressão sobre os democratas que relutam em pedir o impeachment.
As veias humorísticas de Zelenski foram comprovadas no início deste mês. Em Ialta (cidade da Crimeia, península ucraniana atualmente ocupada pela Rússia), no início de setembro, o político abriu uma apresentação para convidados com um vídeo fictício em que faz piadas com diversos países, como Coreia do Norte, órgãos internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional), e figuras políticas, como a Rainha da Inglaterra.
O vídeo veio a público recentemente e viralizou nas redes sociais. Assista: