Carla Vilhena critica Maju Coutinho nas redes e reacende debate sobre racismo
A jornalista Carla Vilhena criticou, na tarde desta segunda-feira (28), a cobertura que Maju Coutinho –atual âncora do Jornal Hoje, na rede Globo– fez sobre o diretor Jorge Fernando, que morreu neste domingo (27) no Rio de Janeiro.
“Sobre matéria da morte de Jorge Fernando (a quem eu admirava como ator e diretor): por mais que ele tenha sido divertido em vida, está morto. Repórter, não precisa berrar tanto. Apresentadora, vamos evitar rir depois das cenas de arquivo, enquanto lê a frase ‘o corpo do diretor'”, escreveu, também em referência à cobertura da repórter Raquel Honorato.
O tuíte voltou a levar o nome de Maju Coutinho para os trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter na manhã desta terça-feira (29). Isso porque boa parte dos internautas não gostou da crítica feita pela colega de profissão de Maju.
Alguns entenderam se tratar de um comentário racista –a apresentadora, que é negra, já havia sido “reprovada” por um crítico de televisão, que se dispôs a contar os erros cometidos pela âncora desde que estreou no telejornal, no início de outubro. Na ocasião, o debate sobre racismo e os motivos que os erros de Maju pareciam “mais evidentes” tomou a interntet.
Após as críticas, Carla Vilhena apagou o tuíte. Nesta terça (29), a jornalista e apresentadora se desculpou pelo comentário.
“Cometi um erro de avaliação. O que achei que poderia ser uma dica para apresentação acabou sendo interpretado como uma ofensa a uma pessoa que adoro, a Maju Coutinho. Muitas pessoas entenderam assim. Por isso, peço humildemente desculpas pelo erro”, diz a postagem.