Após ataque dos EUA, brasileiros pedem nas redes para Bolsonaro não se manifestar
O mundo começou 2020 com uma escalada da tensão no Oriente Médio.
O motivo foi um ataque de drone na madrugada desta sexta (3, noite de quinta no Brasil) realizado pelos Estados Unidos no Iraque que matou o principal militar iraniano, o general Qassim Suleimani.
O Irã prometeu resposta veemente contra os Estados Unidos. A embaixada americana pediu que cidadãos deixem o Iraque imediatamente.
As redes sociais registram um temor por um novo conflito global que resulte na Terceira Guerra Mundial, embora esse tom alarmista seja comum na internet, pois em outras ocasiões termos como “WWIII”, “WW3”, “World War 3” já figuraram nos assuntos mais comentados.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é conhecido por falar o que pensa (‘Vou me arrepender que fiz xixi aos cinco anos na cama?’, disse em 2019 sobre polêmicas) e por ser aliado cego aos EUA.
Por isso, duas das hashtags que estão entre as mais comentadas no Twitter nesta sexta são #BolsonaroFicaCalado e #BolsonaroFicaQuieto.
Por enquanto, o pedido está dando certo. O presidente não teceu comentários sobre a ação militar comandada pelos EUA que matou o general Qassim Suleimani. Ele disse que se reunirá nesta sexta com o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, para tratar do tema.
Do ponto de vista econômico, há uma preocupação sobre a suspensão de abastecimento de petróleo, o que já gera impacto nos preços no mercado internacional.
Bolsonaro vai tratar sobre o impacto econômico com o ministro Paulo Guedes (Economia) e com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.
Ele negou que o governo possa fazer um tabelamento de preços dos combustíveis, mas reconhece que se houver grande alta “complica”.
Apesar do clima de tensão, piadas e memes circulam pelas redes.
Confira repercussão.
Um pedido
Irã x EUA e EUA x Brasil?
Exército brasileiro preparado
Artilharia pesada
Quem dormiu sem saber de nada acordou assustado
Brasil tem alistamento obrigatório
Brasil tem milhões de reservistas
Fica o aviso
No videogame, somos campeões
Munição tupiniquim
E a polêmica de Ano Novo entrou em pauta
Falando sério
O jovem brasileiro não quer guerra com ninguém
Hora de chamar um dentista
A ocupação de Marte ainda não começou