Twitter lança ferramenta para ajudar pesquisadores acadêmicos

O Twitter lançou neste começo de ano uma ferramenta que promete facilitar o acesso de pesquisadores acadêmicos aos dados da rede social.

Chamada de Academic Research, a aplicação permitirá acesso à API do Twitter, possibilitando o contato com recursos e guias de como trabalhar os dados públicos da rede.

Segundo o Twitter, o lançamento do Academic Research é uma resposta à comunidade de pesquisadores que usam a plataforma e realizam pesquisas sobre ela. A empresa afirma ainda que pretende fazer mais aprimoramentos ainda em 2020.

As ferramentas de desenvolvedor podem ser usadas por qualquer pessoa no mundo. Não há planos para traduzir a página para o português no momento.

Se você é pesquisador, acesse aqui e conheça mais detalhes.

O Twitter tem atualmente cerca de 330 milhões de usuários, sendo 139 milhões ativos diariamente, de acordo com dados mais recentes. São 500 milhões de tuítes por dia.

A rede social fundada em 2006 por Jack Dorsey teve, em 2010 e 2011, papel crucial na Primavera Árabe, e ganhou o mundo desde então.

Com o crescimento do Facebook a partir de 2011, perdeu um pouco de espaço, papel que parece se reverter aos poucos nos últimos anos. Em 2018, o Twitter deu lucro pela primeira vez. O número de usuários, no entanto, está desde 2015 na casa dos 300 milhões, sem um crescimento robusto.

A presença de líderes mundiais como Jair Bolsonaro e Donald Trump, que usam a plataforma para anúncios políticos, tem contribuído para o crescimento da relevância. O efeito colateral é o uso de robôs por políticos e empresas e o aumento das fake news e conteúdo de ódio, todos eles um desafio para o Twitter e outras redes sociais se manterem como um ecossistema saudável.