Governo faz post ‘desmotivacional’ para estudantes do Enem e viraliza

Mateus Camillo

Em meio a tantos problemas nas notas do Enem e  a inúmeros erros de português do ministro da Educação Abraham Weintraub e do Inep, quase passou despercebido o primeiro post ‘desmotivacional’ da história da República digital brasileira.

É isso mesmo. Na sexta-feira (17), pouco antes de as notas do Enem serem divulgadas, o perfil “Governo do Brasil” fez a seguinte publicação em sua página oficial do Facebook.

À esquerda, o texto “Essa sexta eu sextarei chorando com a nota do Enem”, e, à direita, a mensagem “De alegria ou tristeza, hoje o choro é permitido! SAIU o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio 2019! Para saber a nota individual, o estudante deve consultar a Página do Participante ou o aplicativo do Enem. É preciso fazer o login com o CPF e a senha cadastrada. Com a nota do Enem, o candidato pode concorrer a vagas em universidades públicas privadas pelo Sisu, Prouni e Fies. #Educação #PraCegoVer: Imagem de duas estudantes, uma com expressão preocupada e uma com expressão feliz, e a seguinte frase: Essa sexta eu sextarei chorando com a nota do Enem”

O post nada animador rendeu piadas nas redes sociais.

A mensagem foi comparada a uma tira do personagem Louco, da Turma da Mônica

Para alguns, a desmotivação não vem de hoje

E o texto não ficou nota dez

Abstinência intelectual

No Facebook, a campanha também não foi aprovada.

“A equipe de publicidade de vocês não tem diploma né? Porque não é possível que isso tenha sido pensado por um profissional. Não seria melhor uma postagem “positiva” para os estudantes que fizeram a prova do que uma “negativa” deixando eles pra baixo?”, escreveu George Vinicius Correa.

Já Roberta Dias teve um rompante de humor: “Parabéns pela publicidade! Se eu tivesse que dar uma nota seria dó”.