TV chinesa faz transmissão 24 horas de construção de hospital para coronavírus

Causou espanto a notícia, na última sexta-feira (24), de que o governo chinês construiria em apenas 10 dias um hospital em Wuhan para vítimas do coronavírus, que virou epidemia e tem como epicentro a cidade de 11 milhões de habitantes no centro do país.

Afinal, até para os padrões chineses de celeridade em obras, levantar um hospital e deixá-lo em funcionamento neste prazo não é algo trivial.

Não demorou muito para que imagens de dezenas de tratores terraplanando o terreno viralizasse.

Junto com o espanto veio a dúvida: vão conseguir fazer isso no prazo e entregar a obra em 3 de fevereiro?

Para mostrar que não é brincadeira, o governo chinês, via CGTN (China Global Television Network, grupo de canais de TV estatal), colocou uma câmera para transmitir a construção 24 horas por dia.

Agora é assistir e ver se conseguirão (palpite do blogueiro: conseguirão).

Por enquanto, já foram confirmados 5.311 casos de coronavírus na China, a grande maioria dos registrados em todo o mundo (6.070).

Wuhan foi escolhido para abrigar o hospital porque é a grande cidade que teve mais casos, o que fez as autoridades chinesas determinarem o seu isolamento. Na segunda-feira (27), o prefeito da cidade pediu demissão porque escondeu dados sobre a doença. Ele confirmou que que 5 milhões de pessoas (ou seja, quase metade da população) deixaram a cidade antes do isolamento.