Queda na Bolsa e alta do dólar com coronavírus contagiam as redes sociais
O novo coronavírus parece que também tem contagiado o mercado financeiro pelo mundo e gerado reflexos. As Bolsas americanas, asiáticas e europeias tiveram quedas consideráveis nos últimos dias.
Na China, onde teve início a epidemia da covid-19, os índices acionários tiveram neste mês de fevereiro o pior desempenho desde maio de 2019, devido aos temores de pandemia.
Em terras brasileiras, os efeitos do coronavírus foram sentidos na economia. O dólar bateu R$ 4,50 e a Bolsa opera em queda acumulada de quase 10%, desde a volta de feriado de Carnaval.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se manifestou sobre o tema em sua tradicional live nesta quinta (27). Nesta semana, o Brasil teve a confirmação de seu primeiro caso da covid-19.
“Estamos tendo problema nesse vírus aí, o coronavírus. O mundo todo está sofrendo. As Bolsas estão caindo no mundo todo, com raríssimas exceções. O dólar também está se valorizando no mundo todo, e no Brasil o dólar está R$ 4,40. A gente lamenta, porque isso aí, mais cedo ou mais tarde, vai influenciar naquilo que nós importamos, até no pão, o trigo. Vai influenciar”, disse durante transmissão ao vivo nesta quinta.
O revés na Bolsa de Valores vem após o melhor resultado desde 2016 —em 2019 houve uma alta de 32%, graças a pequenos investidores entrando no mercado acionário.
Os reflexos da crise de saúde e nas Bolsas não poderiam passar incólumes nas redes sociais, claro:
Tem gente achando que é só desculpa…
Outras lamentando…
Há quem já preveja “oportunidades”
A surpresa também esteve presente…