Internet descobriu que há exatos 4 anos Mandetta comemorava queda de Dilma

A demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) provocou uma onda de indignação e também de memes nas redes sociais nesta quinta-feira (16).

Quatro dos cinco assuntos mais comentados no Twitter às 17h30 eram relacionados à crise no governo federal. O nome de Mandetta liderava a lista no Brasil. A hashtag #ForaBolsonaro ocupava o segundo lugar. O tuíte do agora ex-chefe da pasta tinha mais de 30 mil comentários.

Em meio a mensagens indignadas, a internet descobriu que há exatos quatro anos, no dia 16 de abril de 2016, na véspera da votação do impeachment na Câmara, o então deputado federal Mandetta (DEM-MS)  comemorava a iminente queda da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O que chama atenção é que o horário do post em que ele aparece com um “tchau querida” é muito próximo do horário em que foi demitido nesta quinta-feira. Como diz um meme, o mundo não dá voltas, ele capota.

Internautas também fizeram piadas nas redes com a demissão de Mandetta e com o anúncio do oncologista Nelson Teich para o cargo de ministro. O meme em que homens de terno dançam carregando um caixão no ombro, claro, circula na internet.

Um meme da personagem Carminha, da novela Avenida Brasil, é usado como reação de Mandetta após a demissão.

O usuário @williamm_rochaa lembrou uma frase de Dilma Rousseff para pedir a volta de Mandetta

Reação dramática da personagem Sid, da Era do Gelo, foi lembrada.

A hashtag #Bolsonarogenocida chegou a ficar entre as dez mais comentadas do Twitter brasileiro.

O presidente foi comparado a diversas personagens. Uma imagem tem lado a lado o rosto de Bolsonaro e do Rei da Noite, da série Game of Thrones.

Para alguns internautas, a demissão de Mandetta foi a gota d’água.

Políticos e personalidades públicas também prestaram homenagem a Mandetta. Entre eles, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Ex-apoiador do presidente Bolsonaro, o músico Lobão disse estar triste.