Homenagem a profissionais da saúde durante voo viraliza nas redes; veja vídeo
Renan Marra
Uma homenagem feita a profissionais da saúde presentes em um voo de Brasília com destino a Manaus, no Amazonas, viralizou nas redes sociais.
No domingo (3), o comandante da companhia aérea Gol usou o sistema de som para convidar 14 profissionais a ficarem de pé. Então, explicou que aquelas pessoas iriam ajudar no combate à pandemia de coronavírus e pediu aos demais passageiros uma salva de palmas.
“Cada um deles está deixando sua família em casa, mudando de cidade e embarcando em uma missão honrosa”, disse o comandante. “São heróis anônimos que trocaram a capa por jaleco”.
A homenagem logo viralizou nas redes. Em uma das contas, o vídeo compartilhado tinha mais de 800 mil visualizações na noite desta segunda-feira (4).
O Amazonas, que já apresenta colapso em parte do sistema de saúde, registrava até esta segunda 7.242 casos confirmados de coronavírus e 584 mortes pela Covid-19, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente, o estado tem a segunda maior incidência de Covid-19, com 1.747 casos a cada 1 milhão de pessoas, atrás somente do Amapá.
Em entrevista à Folha no último dia 21, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), chegou a chorar e disse que a capital do Amazonas não vivia uma emergência, mas um estado de calamidade.
No domingo, o ministério da Saúde anunciou a contratação emergencial de 267 profissionais para dar apoio no atendimento em Manaus e outras duas cidades do Amazonas. O grupo engloba médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e biomédicos.
A estratégia faz parte do programa “Brasil Conta Comigo”. O grupo deve atuar de um a seis meses.
Em visita à região nesta segunda, o ministro Nelson Teich defendeu a manutenção do distanciamento social no combate à epidemia.
Profissionais da saúde têm sido homenageados durante a pandemia, e aplausaços já foram convocados pelas redes sociais outras vezes.