Internautas adotam bandeira do Brasil nas redes contra ‘apropriação’ do símbolo nacional por bolsonaristas
Renan Marra
Internautas de diferentes ideologias passaram a adotar nos últimos dias a bandeira no Brasil no perfil de suas redes sociais para contrapor o que seria uma “apropriação do símbolo nacional por grupos bolsonaristas”.
No Twitter, a bandeirinha verde e amarela aparece ao lado do nome dos usuários. Se antes era um símbolo associado a internautas com ideologias conservadoras, agora o símbolo já está disseminado por toda a rede.
O movimento foi reforçado por pessoas públicas, entre eles Felipe Neto, que tem mais de 11,5 milhões de seguidores no Twitter.
“É hora de tirarmos o poder de uso político da bandeira do Brasil pela extrema direita”, escreveu o influenciador digital na rede social. Na segunda (18), ele esteve no programa Roda Vida (Cultura) e criticou o governo Bolsonaro.
Felipe Neto colocou ao lado da bandeira brasileira uma na cor preta para expressar o “luto pela realidade que estamos vivendo neste momento, por todas as mortes causadas pela pandemia e pelo estado de insegurança pública no Rio de Janeiro”.
Um dos primeiros a pedir a adoção geral das bandeirinhas do Brasil no Twitter foi o influenciador @MarquesZero. “Eu toparia que todo mundo usasse [a bandeirinha do Brasil] no nome aqui do Twitter”, escreveu na manhã de segunda. Nesta terça (19), um dia depois, a postagem tinha mais de 89 mil curtidas e 17 mil retuítes.
Veja outros internautas que, recentemente, também adotaram o símbolo nas redes:
O usuário do Twitter @claudio_couto diz que a bandeira do Brasil foi “sequestrada pela direita intolerante”.
O perfil @HaddadDebochado também adotou a bandeira nacional no perfil do Twitter, mas ressaltou que não se tornou um “bolsominion”.
O usuário @cauemoura não pareceu muito seguro em adotar a bandeirinha do Brasil no Twitter.
O usuário @PorfirioVitin disse que, com a popularização das bandeirinhas, ficou difícil identificar quem é a favor e quem é contra o governo Bolsonaro.
A usuária @mamysdopedro tem a bandeirinha do Brasil no perfil, mas reclamou da discussão sobre o assunto na internet.
À Folha, o escritor e filósofo Francisco Bosco afirmou que é preciso voltar para as manifestações de junho de 2013 para entender esse processo. Segundo ele, tons de verde e amarelo começaram a aparecer nos protestos da época quando manifestantes se organizaram contra a corrupção. Entenda como a bandeira do Brasil virou símbolo dos apoiadores de Bolsonaro clicando aqui.