Nova operação da PF causa mudança brusca de humor nas redes sociais

Mateus Camillo

E o Brasil começa mais um dia a todo vapor.

Nesta quarta-feira (27) pela manhã, a Polícia Federal deflagrou mais uma operação. Desta vez, são 29 mandados de busca e apreensão no chamado inquérito das fake news, que apura ofensas, ataques e ameaças contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O ex-deputado Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang (dono da Havan), assessores do deputado estadual paulista Douglas Garcia (PSL) e ativistas bolsonaristas como o blogueiro Allan dos Santos.

A operação mira oito deputados bolsonaristas. Eles não são alvo de mandados de busca e apreensão, mas o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que sejam ouvidos em dez dias e que suas postagens em redes sociais sejam preservadas.

São eles os deputados federais Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Daniel Lúcio da Silveira (PSL-RJ), Filipe Barros (PSL-PR), Junio do Amaral (PSL-MG), Luiz Phillipe Orleans e Bragança (PSL-SP), além dos deputados estaduais Douglas Garcia (PSL-SP) e Gil Diniz (PSL-SP).

Em pouco tempo, o assunto viralizou nas redes sociais. No Twitter, “Grande dia” era um dos mais comentados –para quem não se lembra, no dia em que o então deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) declarou que iria abandonar o mandato e se exilar na Europa, o presidente, pouco depois, tuitou: “Grande dia”.  Disse, posteriormente, que não se referia à decisão do psolista, mas sim à missão brasileira em Davos, na Suíça.

O “Grande dia” passou a ser usado por bolsonaristas sempre que o presidente toma uma decisão ao gosto deles. No entanto, o bordão também é cooptado por oposicionistas quando algo que lhes agrade ocorre.

É o clima desta quarta-feira, numa espécie de meme do Chico Buarque alegre/triste —quem comemorava ontem vocifere hoje e vice-versa.

A Terra não gira, ela capota.

Nada como um dia após o outro.

Contradições.

23h59/0h

Aos amigos…

Teje livre, teje preso.

O meme do rojão é sempre usado nessas ocasiões.

Revanche.

Gargalhadas.

Quem disse que não vai ter festa junina?

Perfil que parodia Sergio Moro faz piada.

Muitas parabenizações à PF.

Desta vez, Bolsonaro não foi um dos que parabenizou. Na terça, após a operação ser deflagrada, o presidente disse: “Parabéns à Polícia Federal. Fiquei sabendo agora. Parabéns à Polícia Federal.”

Tática?