Eduardo e Flávio Bolsonaro compartilham frase falsa atribuída a Churchill, e citações viram memes

Após manifestações a favor da democracia e contra o governo federal no domingo (31), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) compartilharam frase falsa atribuída a Winston Churchill. A declaração, entretanto, nunca foi dita pelo ex-primeiro ministro britânico.

A mensagem “Os fascistas do futuro, [sic] se chamarão a si mesmos de antifascistas” logo viralizou nas redes sociais, sendo compartilhada tanto por grupos de direita favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro como por grupos que criticaram a iniciativa dos parlamentares, induzindo muitas pessoas ao erro. A postagem de Eduardo Bolsonaro foi retuitada mais de 6,3 mil vezes.

As frases falsas foram usadas para reforçar críticas aos atos pela democracia que aconteceram em várias cidades do país no domingo. “Os terroristas de torcidas organizadas que chegaram gritando ‘democracia’ desprezam a democracia, não aceitaram o resultado das urnas até agora. Querem um 3º turno”, comentou Flávio Bolsonaro ao compartilhar a mensagem falsa atribuída a Churchill.

Acontece que os filhos do presidente exploraram velha frase conhecida das redes sociais. Nos últimos três anos, além de Churchill, a mensagem circulou como sendo de autoria dos escritores José Saramago e Clarice Lispector, entre outros.

A International Churchill Society, que cuida do legado de Churchill, publicou, em 2018, texto que afirma que não há qualquer registro de que o ex-primeiro ministro britânico tenha dito essa frase sobre antifascismo. À época, o governador do Texas, Greg Abbott, havia compartilhado a mesma mensagem falsa agora retuitada pelos filhos do presidente. De acordo com o instituto, a origem da frase é desconhecida.

Churchill liderou o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando combateu o nazismo e o fascismo.

A gafe da família Bolsonaro também virou meme nas redes sociais. Veja alguns:

Frases ditas por Bolsonaro foram atribuídas a Churchill.

Até as velhas piadas que não têm graça, mas que são feitas em muitas festas de fim de ano, foram atribuídas ao ex-primeiro ministro britânico.

Também não há qualquer registro de que Churchill disse tal frase em favor da classe operária.

Uma mensagem do jogador de futebol Thiago Neves, em conversa com Zezé Perrella, então presidente do Conselho Deliberativo e gestor do futebol do Cruzeiro, também foi colocada ao lado da imagem de Churchill.

O sucesso musical Pimpolho também foi lembrado nas redes.

Uma frase clássica da saga Star Wars também circula como se fosse de Churchill.