Usuários adotam #EuSouSleepingGiants após Justiça determinar que Twitter revele identidade de criador da página
Usuários do Twitter fazem nesta quarta (26) campanha em defesa da página Sleeping Giants Brasil, que alerta empresas sobre anúncios veiculados em sites que publicam notícias falsas, com o objetivo de desidratá-los economicamente. O movimento ganhou força após a Justiça determinar que a rede social revele os dados dos responsáveis pelo perfil.
Milhares de usuários foram à rede para se declarar os verdadeiros administradores da Sleeping Giants. Às 15h45 desta quarta, a hashtag EuSouSleepingGiantsBrasil estava em primeiro lugar nos trending topics (assuntos mais comentados), com mais de 27 mil menções.
“A Justiça quer saber quem está por trás da Sleeping Giants Brasil. Então vou contar. Senhora juíza, #EuSouSleepingGiantsBrasil”, publicaram usuários. Algumas pessoas afirmam que a Sleeping Giants é um movimento, e não um único indivíduo.
A campanha conta com o apoio de personalidades públicas. Publicaram a hashtag o ator Marcelo Adnet, o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Manuela Dávila (PCdoB), entre outros.
O Jornal da Cidade Online, alvo da CPMI das Fake News no Congresso por publicação de notícias falsas, recorreu à Justiça pedindo que o Twitter forneça dados que permitam a identificação das pessoas por trás das páginas Sleeping Giants Brasil e Sleeping Giants Rio Grande do Sul, além de sua exclusão.
A juíza Ana Paula Caimi, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, diz não vislumbrar abuso do direito à liberdade de expressão para que as contas sejam deletadas, mas determinou que o Twitter informe o IP e outros dados cadastrais da Sleeping Giants.
A rede social recorreu, afirmando que a decisão “é nitidamente contraditória”, já que a magistrada não apontou ilícito. Veja a seguir algumas das postagens: