Com interação 19 vezes maior, Instagram amplia liderança de uso sobre Facebook, mostra estudo
Você tem a impressão de que o Instagram é cada vez mais usado, enquanto menos gente usa o Facebook?
Essa percepção faz parte de uma realidade mundial. Novo estudo da Socialbakers, plataforma global de soluções para empresas em redes sociais, mostra que o Instagram ampliou durante a pandemia a liderança sobre o Facebook em termos de audiência (número de contas impactadas), saltando para 31,2% no segundo trimestre a vantagem que era de 28% no primeiro trimestre de 2020.
No quarto trimestre de 2019, a audiência total do Instagram superou a audiência total do Facebook pela primeira vez. O que o relatório mostra agora é que essa tendência se confirma trimestre após trimestre.
O total de interações (soma de curtidas, compartilhamentos, comentários) no Instagram foi 18,7 vezes superior ao Facebook no mesmo período, de abril a junho, ainda segundo o estudo, que é feito comparando postagens dos 50 maiores perfis de empresas no mundo.
As marcas, no entanto, publicaram mais conteúdo no Facebook, que recebeu cerca de 70% de todas as postagens, mesmo com a interação nessa rede social sendo muito menor do que no Instagram (ou talvez por isso: com engajamento menor, é preciso mais posts para tentar atingir mais pessoas).
O Instagram, aliás, quase bateu seu próprio recorde de interações no final de junho, e durante o período raramente ficou abaixo de 80%. No Facebook, o envolvimento com as postagens diminuiu significativamente, passando de 100% em março, início da pandemia, para 50,8% durante os meses de abril, maio e parte de junho, antes de aumentar novamente no final de junho, quando voltou aos níveis normais.
“O Instagram está se tornando a plataforma de mídia social número um quando se trata de engajamento de marcas. Quando olhamos para o engajamento em um nível absoluto, o Instagram tem um alcance maior por marcas do que o Facebook”, diz Alexandra Avelar, gerente da Socialbakers no Brasil.
Quando olhamos para o Brasil, a quantidade de postagens feitas tanto no Instagram quanto no Facebook é quase a mesma, levando-se em conta os 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil. Porém, ao contrário do que ocorre no mundo, a audiência das marcas ainda é maior no Facebook, mesmo que a quantidade de interações nessa mídia social seja muito menor do que no Instagram.
“O Instagram teve um aumento de atividade, a plataforma quase atingiu seu pico relativo das interações no final do trimestre. Além disso, vimos um crescimento do público-alvo e interações totais no Instagram das 50 maiores marcas na rede social. Esse panorama mostra que o caminho seguirá positivo para o Instagram no futuro. A plataforma continua sendo altamente eficaz para promover o engajamento e alcançar grandes públicos e é cada vez mais o lugar certo para as empresas se mostrarem de maneira criativa, estimularem engajamento e aumentarem o reconhecimento da marca”, afirma Alexandra.
Outro dado presente no relatório da Socialbakers é que os posts de carrossel, que permitem a publicação de até 10 imagens e vídeos, têm superado consistentemente a imagem e o vídeo usados separadamente, com média de 150,5 interações, o maior engajamento dos últimos 15 meses.
Os dados, vale lembrar, referem-se apenas à briga Zuckerberguiana, dentro do mesmo chapéu do Facebook Inc. As redes sociais vão muito além desse duelo e o TikTok está aí para mostrar isso.
Contudo, o estudo mostra que o Facebook ainda não morreu, mesmo tendo perdido a dianteira das métricas. É improvável, mas uma reviravolta sempre pode acontecer a qualquer momento. Enquanto isso, Instagram segue rumo a seu domínio absoluto.